Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039675
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendável que os alunos tenham conhecimentos prévios nas área de psicopatologia e da psicologia clínica e da saúde, bem como de Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto Clínico.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular (UC) será privilegiada uma articulação entre o método expositivo dos conteúdos programáticos (com recurso a meios audiovisuais) e treino de competências práticas em sala de aula, incluindo de análise crítica de artigos (análise guiada), mas também de identificação/seleção, adaptação/validação e interpretação de medidas de avaliação e medidas de eficácia. Para ilustrar a articulação entre avaliação e investigação serão convidados investigadores da área da intervenção CC que desenvolvem investigação sob a forma de ensaio clínico (e.g. RCT), seguindo-se um debate guiado.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos sobre os princípios de avaliação cognitivo-comportamental (CC) em investigação, promovendo conhecimentos sobre nível de operacionalização (resultado/processo) e medida de constructos psicológicos, aplicação de diferentes métodos/técnicas da investigação em Psicologia Clínica e da Saúde aplicada, bem como sobre prática baseada na evidência, avaliando resultados de investigação sobre eficácia ou eficiência/efetividade das intervenções CC (e.g. magnitude do efeito). Serão analisadas questões sobre o uso de medidas nesta área, em particular as medidas centradas no doente, e será promovido o domínio dos recursos necessários à sua aplicação na investigação. Pretendem-se desenvolver competências de avaliação crítica de evidência empírica e compreensão do valor das abordagens baseadas na evidência para a intervenção CC, bem como demonstração da capacidade de aplicação destas abordagens na prática clínica e planeamento de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Avaliação cognitivo-comportamental (CC) em investigação

1.1. Princípios gerais e questões emergentes de avaliação CC em investigação

1.2. Métodos de avaliação CC e informadores

1.3. Medidas de resultado e medidas de processo (mediadores/moderadores)

1.4. Fatores e processos transdiagnóstico

 

2. Medidas de avaliação e resultados centrados no doente

2.1. Contextualização e tipos de medidas/resultados

2.2. Importância do desenvolvimento e adaptação/validação de questionários de avaliação

2.3. Contextos de aplicação em investigação: Ensaios clínicos

 

3. Evidência empírica da eficácia da intervenção CC

3.1. Importância do desenvolvimento de programas de intervenção

3.2. Métodos e critérios para avaliar a evidência da investigação no que respeita à eficiência, efetividade e eficácia das intervenções CC

3.3. Medidas de avaliação de eficácia: Medidas binárias, medidas de precisão, magnitude do efeito

3.4. Exemplos de protocolos de intervenção: Diagnóstico-específicos e protocolo unificado

Docente(s) responsável(eis)

Marco Daniel de Almeida Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Teste individual, em sala de aula (10 valores): 50.0%
Trabalho prático de grupo (10 valores): 50.0%

Bibliografia

Calvert, M., Blazeby, J., … CONSORT PRO Group, F. T. (2013). Reporting of Patient-Reported Outcomes in Randomized Trials. JAMA, 309, 814.

 

Harvey, A.G. & Gumport, N.B. (2015). Evidence-based psychological treatments for mental disorders: Modifiable barriers to access and possible solutions. Behaviour Research and Therapy, 68, 1-12.

 

Hofmann, S.G., & Hayes, S.C. (2019). The future of intervention science: Process-based therapy. Clinical Psychological Science, 7, 37-50.

 

Kazantzis, N., Luong, H.K., … Hofmann, S.G. (2018). The processes of cognitive behavioral therapy: A review of meta-analyses. Cognitive Therapy and Research, 42, 349-357.

 

Powers, M.B., De Kleine, R.A., & Smits, J.A. (2017). Core mechanisms of cognitive behavioral therapy for anxiety and depression. Psychiatric Clinics of North America, 40, 611-623.

 

Tolin, D.F., McKay, D., … Thombs, B.D. (2015). Empirically supported treatment: Recommendations for a new model. Clinical Psychology. Science and Practice, 22, 317-338.