Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto Clínico
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2021-2022
02039669
Psicologia
Português
Presencial
TRIMESTRAL
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendável que os alunos possuam conhecimentos prévios nas áreas de Psicopatologia e da Psicologia Clínica e da Saúde.
Métodos de Ensino
O método expositivo será utilizado para apresentar os conteúdos programáticos. Sempre que se revele necessário exemplificar algum conteúdo específico, metodologias como o role-play e a apresentação de casos clínicos, serão usadas. Os alunos poderão treinar a aplicação dos diferentes métodos de avaliação (e.g., entrevistas semi-estruradas, questionários de autorresposta) em grupo ou através de role-play.
A apresentação de exemplos e casos clínicos permitirá ao aluno consolidar os conteúdos expostos e adquirir competências práticas de avaliação dos diferentes parâmetros da história clínica.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo:
Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos aprofundados acerca de diferentes metodologias de avaliação cl. ca e ﷽﷽﷽onhecimentos aprofundados de diferentes metodologias de avaliaç).mos estudar (e depois definir os instruments)ínica e desenvolvam competências práticas de avaliação cognitivo-comportamental em contexto clínico.
Competências a adquirir:
1. Refletir sobre os objetivos da avaliação clínica e sobre os desafios que poderão surgir ao longo do processo terapêutico;
2. Conhecer aprofundadamente as diferentes metodologias de avaliação clínica (observação, entrevista clínica e métodos complementares);
2. Desenvolver competências práticas de avaliação cognitivo-comportamental utilizando diferentes metodologias;
3. Aprender a descrever corretamente os diferentes parâmetros da história clínica cognitivo-comportamental.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Objetivos da avaliação cognitivo-comportamental em contexto clínico (ao longo do processo terapêutico: fase inicial, durante o curso da terapia, no final da terapia);
2. Obstáculos e dificuldades no processo de avaliação em contexto clínico;
3. Métodos de avaliação cognitivo-comportamental em contexto clínico:
3.1. Observação direta em contexto clínico
3.1.1. Observação da pragmática em contexto clínico
3.1.2. Observação através de role-playing
3.1.3. Observação através de estratégias de exposição
3.2. Entrevista clínica
3.2.1. Parâmetros da História Clínica
(a) Dados biográficos
(b) Motivo da consulta
(c) Dificuldades atuais
(d) Início e desenvolvimento das dificuldades
(e) História do desenvolvimento e das aprendizagens prévias
3.3. Métodos complementares:
3.3.1. Entrevista com outros significativos
3.3.2. Entrevistas semiestruturadas
3.3.3. Medidas de autorrelato
3.3.4. Registos de automonitorização
3.4. Organização dos dados recolhidos e elaboração da História Clínica.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Antony, M. M., & Barlow, D. H. (Eds.). (2010). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (2nd ed.). New York, NY: The Guilford Press.
Corrie, S., Townend, M., & Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy. London, UK: Sage Publications.
Dobson, K. S. (Ed.). (2010). Handbook of cognitive-behavioral therapies (3rd ed.). New York, NY: The Guilford Press.
Dobson, D., & Dobson, K. S. (2018). Evidence-based practice of cognitive-behavioral
therapy (2nd ed). New York, NY: Guilford Press.
First, M. B., Williams, J. B. W., Karg, R. S., Spitzer, R. L. (2016). Structured Clinical Interview for DSM-5 Disorders, Clinician Version (SCID-5-CV). Arlington, VA, American Psychiatric Association.