Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto Clínico

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039669
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendável que os alunos possuam conhecimentos prévios nas áreas de Psicopatologia e da Psicologia Clínica e da Saúde.

Métodos de Ensino

O método expositivo será utilizado para apresentar os conteúdos programáticos. Sempre que se revele necessário exemplificar algum conteúdo específico, metodologias como o role-play e a apresentação de casos clínicos, serão usadas. Os alunos poderão treinar a aplicação dos diferentes métodos de avaliação (e.g., entrevistas semi-estruradas, questionários de autorresposta) em grupo ou através de role-play.

A apresentação de exemplos e casos clínicos permitirá ao aluno consolidar os conteúdos expostos e adquirir competências práticas de avaliação dos diferentes parâmetros da história clínica.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo:

Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos aprofundados acerca de diferentes metodologias de avaliação cl. ca e ﷽﷽﷽onhecimentos aprofundados de diferentes metodologias de avaliaç).mos estudar (e depois definir os instruments)ínica e desenvolvam competências práticas de avaliação cognitivo-comportamental em contexto clínico.

Competências a adquirir:

1. Refletir sobre os objetivos da avaliação clínica e sobre os desafios que poderão surgir ao longo do processo terapêutico;

2. Conhecer aprofundadamente as diferentes metodologias de avaliação clínica (observação, entrevista clínica e métodos complementares);

2. Desenvolver competências práticas de avaliação cognitivo-comportamental utilizando diferentes metodologias;

3. Aprender a descrever corretamente os diferentes parâmetros da história clínica cognitivo-comportamental. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Objetivos da avaliação cognitivo-comportamental em contexto clínico (ao longo do processo terapêutico: fase inicial, durante o curso da terapia, no final da terapia);

2. Obstáculos e dificuldades no processo de avaliação em contexto clínico;

3. Métodos de avaliação cognitivo-comportamental em contexto clínico:

3.1. Observação direta em contexto clínico

3.1.1. Observação da pragmática em contexto clínico

3.1.2. Observação através de role-playing

3.1.3. Observação através de estratégias de exposição

3.2. Entrevista clínica

3.2.1. Parâmetros da História Clínica

(a) Dados biográficos

(b) Motivo da consulta

(c) Dificuldades atuais

(d) Início e desenvolvimento das dificuldades

(e) História do desenvolvimento e das aprendizagens prévias

3.3. Métodos complementares:

3.3.1. Entrevista com outros significativos

3.3.2. Entrevistas semiestruturadas

3.3.3. Medidas de autorrelato

3.3.4. Registos de automonitorização

3.4. Organização dos dados recolhidos e elaboração da História Clínica.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Antony, M. M., & Barlow, D. H. (Eds.). (2010). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (2nd ed.). New York, NY: The Guilford Press.

 

Corrie, S., Townend, M., & Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy. London, UK: Sage Publications.

 

Dobson, K. S. (Ed.). (2010). Handbook of cognitive-behavioral therapies (3rd ed.). New York, NY: The Guilford Press.

 

Dobson, D., & Dobson, K. S. (2018). Evidence-based practice of cognitive-behavioral

therapy (2nd ed). New York, NY: Guilford Press.

 

First, M. B., Williams, J. B. W., Karg, R. S., Spitzer, R. L. (2016). Structured Clinical Interview for DSM-5 Disorders, Clinician Version (SCID-5-CV). Arlington, VA, American Psychiatric Association.