Redes de Computadores

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01019351
Área Científica
Sistemas Digitais e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação de Computadores, Sistemas de Microprocessadores, Estruturas de Dados e Algoritmos, Probabilidades e Estatística.   

Métodos de Ensino

30 horas de aulas teóricas, 30 horas de aulas práticas/laboratoriais.

Trabalhos práticos/laboratoriais: programação de sockets, desenvolvimento de aplicações distribuídas simples, utilização de programas para análise de protocolos e simulação de redes de computadores.   

Resultados de Aprendizagem

Conhecimento abrangente sobre a estrutura e funcionamento de redes de computadores e sobre aplicações distribuídas na Internet, incluindo aspectos de segurança e de gestão. Conhecimentos básicos sobre programação de sockets e desenvolvimento de aplicações cliente/servidor e P2P. Conhecimento e compreensão de programas para análise de protocolos e simulação de redes.   

Estágio(s)

Não

Programa

Fundamentos e estrutura da Internet. Arquitectura protocolar. Camada de aplicação e desenvolvimento de interfaces aplicacionais. Serviços e protocolos das camadas de transporte e de rede. Algoritmos e protocolos de roteamento. Camada de ligação e redes de área local. Redes de área local sem fios. Aspectos de segurança, qualidade de serviço e gestão de redes.   

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Martinez dos Santos Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

James F. Kurose and Keith W. Ross, “Computer Networking – A Top-Down Approach Featuring the Internet” (7th edition), Pearson Education Ltd., 2016.

Douglas Comer, “Computer Networks and Internets: Global Edition” (6th edition), Pearson Education Ltd., 2015.