Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia
3
2022-2023
01019305
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas para exposição de conceitos, análise e gestão de empresas, restantes para elaboração, discussão e apresentação de trabalhos práticos Aulas teórico-práticas onde os alunos ao longo do semestre os alunos serão desafiados a desenvolver um modelo de negócio com base na ferramenta “Business Model Canvas”. No final do semestre apresentarão os seus projetos pré-empresariais a toda a turma no formato “Elevator Pitch”. Adicionalmente serão resolvidos estudos de caso para os diversos conteúdos programáticos, sendo estimulada, sempre que possível, a participação de oradores convidados.
Resultados de Aprendizagem
São objetivos desta unidade curricular estimular a criação de competências de empreendedorismo e espírito inovador e familiarizar os futuros profissionais com a realidade do tecido empresarial e os fundamentos teóricos da criação e gestão de pequenas empresas e negócios numa óptica de criação de valor. Espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver as seguintes competências:
- Capacidade de liderança, auto-motivação e inovação;
- Organização e gestão;
- Trabalho em equipa;
- Capacidade de comunicação;
- Formular modelos de negócio através da ferramenta “Business Model Canvas”;
- Avaliar a rentabilidade de um negócio;
- Conhecer os principais aspetos teóricos relacionados com a gestão de empresas, nomeadamente liderança e gestão de pessoas, análise de mercado, marketing, criação de valor, financiamento, internacionalização, propriedade industrial, constituição legal de empresas, contabilidade, fiscalidade, análise e gestão financeira e plano de negócios.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Inovação, empreendedorismo e competitividade;
- Fatores de inovação e processos de inovação;
- Transferência de tecnologia e propriedade intelectual;
- Liderança e gestão de pessoas nas organizações;
- Geração de modelos de negócio – “Business Model Canvas”;
- O mercado e a sua análise;
- Marketing-mix e marketing de serviços;
- Criação de valor nas start-ups;
- Financiamento de start-ups;
- Propriedade industrial – licenciamentos;
- Aspetos legais da constituição de sociedades;
- Contabilidade e fiscalidade nas empresas;
- Análise e gestão financeira;
- Introdução ao plano de negócios.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Pedro Lourenço Miranda
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 15.0%
Exame: 35.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
Recommended: Elliot, BARRY e Elliot, JAMIE: “Financial Accouting and Reporting”, Prentice Hall, 2008 | Lindon, DENIS e outros; “Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing”, Dom Quixote, 2004 | Osterwalder, ALEXANDER e Pigneur, YVES; “Business Model Generation”, Publicacoes Dom Quixote, Lda. 2009 | Robbins, STEPHEN e Judge, TIMOTHY; “Essentials of Organizational Behavior”, Pearson Prentice Hall, 2008 | Saraiva, Pedro; “Empreendedorismo”, Imprensa Universidade Coimbra, 2011.
Complementary: Costa, HORÁCIO; “Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios”, Lidel-Edições Técnicas, Outubro de 2010 | Lisboa, JOÃO e outros; "Introdução à Gestão de Organizações, VidaEconómica, Outubro de 2008 | Martins, ANTÓNIO e outros; “Manual de Gestão Financeira Empresarial”, Coimbra Editora, Agosto de 2009.