Fundamentos de Circuitos e Eletrónica

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01019250
Área Científica
Ciências Fundamentais da Eletrotécnica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos prévios.  

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com exposição das matérias e com apresentação de exemplos para consolidação dos conteúdos expostos.  Aulas práticas com montagem de trabalhos em laboratório e resolução por simulação com recurso a uma ferramenta computacional.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar adequada formação ao nível da instrumentação de medida e visualização de grandezas elétricas. Dotar os alunos com das técnicas de análise de circuitos essenciais e imprescindíveis para o sucesso em outras unidades curriculares que dela dependam. 

Estágio(s)

Não

Programa

Quantidades elétricas. Noção de carga elétrica. Corrente. Tensão. Potência. Resistência elétrica e lei de Ohm. Leis de Kirchhoff. Associação de fontes e resistências em série e paralelo. Circuito divisor de tensão e de corrente. Transformação de fontes. Equivalentes de Thévenin e de Norton. Máxima transferência de potência. Princípio da sobreposição. Noção de bobina e condensador. Relação tensão-corrente. Associação em série e em paralelo de bobinas e condensadores. Ferramentas de simulação de circuitos. Noção de semicondutor. Tipo N. Tipo P. Portadores maioritários e minoritários. Díodos de junção. Junção PN. Curvas características. Tipo de díodos e aplicações. Retificação de meia onda e onda completa. Circuitos limitadores. Transístores. Transístores bipolares. Constituição e operação dos transístores bipolares. Constituição e operação dos transístores bipolar. Comutação e amplificação. Montagens típicas.

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Baptista dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Mini Testes: 35.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

- Jaime Batista dos Santos  (2016)- ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS, Publindústria, Porto, 2016

 - James Nilsson and Susan A. Riedel,  "ELECTRIC CIRCUITS"

 - Microelectronic Circuits - 7th. Edition, Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Oxford University Press.