Laboratórios Avançados de Física

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01019135
Área Científica
Física
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os alunos deverão planear e realizar trabalhos experimentais, estudando os conceitos físicos e a teoria associada aos mesmos. Realizarão a montagem experimental para atingir os objetivos pretendidos de acordo com o material disponível e implementarão um plano adequado para a medição experimental dos parâmetros em causa. Farão a análise dos resultados e obtenção das incertezas associadas à execução experimental. Apresentarão relatórios de algumas experiências, sendo incentivado o uso de um logbook de laboratório seguindo as práticas de investigação experimental. 

Resultados de Aprendizagem

Realizar trabalhos experimentais de complexidade elevada em diferentes áreas da física, em laboratórios de ensino e de investigação. Adquirir competências em técnicas experimentais de medição, recolha de dados e análise. Atingir a destreza experimental necessária para a concepção e realização de novas experiências, projetadas e montadas pelos alunos, bem como a análise crítica dos resultados obtidos.

Estágio(s)

Não

Programa

Realização de algumas experiências de áreas variadas da física em ambiente tão próximo da investigação quanto possível. Pretende-se que estas experiências cubram um vasto leque de técnicas experimentais usuais em investigação em diferentes áreas tais como: Física Nuclear, Física Atómica, Óptica; Física da Matéria Condensada.

Durante a realização dos trabalhos experimentais pretende-se que os alunos desenvolvam autonomia experimental, de modo a que, tendo um determinado objetivo, consigam:

- procurar informação técnica e científica relevante para a experiência;

- desenhar/montar a experiência com equipamento disponível;

- realizar a experiência;

- validar e avaliar os resultados obtidos;

- tratar e comparar os dados com a literatura e/ou previstos pelos modelos teóricos;

- apresentar de forma clara e rigorosa a informação científica obtida.

As experiências podem ser realizadas em laboratório de ensino ou de investigação, dependendo das limitações destes últimos.

Docente(s) responsável(eis)

Uladzimir Khomchanka

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

GL Squires, Practical physics, Cambridge Press, 2001

P Bevington and DK Robinson, Data reduction and error analysis for the physical sciences, McGraw Hill, 2002.