Projeto Integrador

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018910
Área Científica
Engenharia do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Estatística e análise de dados, Hidráulica, Hidrologia, Urbanismo e transportes, Geotecnia, Construções, Técnicas Instrumentais de Análise, Termodinâmica, Fenómenos de Transferência. 

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino adquirem natureza prática, com orientação tutorial, com acompanhamento e supervisão dos trabalhos de modelação computacional e ensaios laboratoriais.. Os grupos de trabalho terão oportunidade de, seguindo uma escala semanal, realizarem trabalhos inserido nas diferentes áreas científicas constituintes da Engenharia do ambiente. Ao longo do desenrolar da UC, todos os grupos terão contacto com todas as áreas científicas. De modo a garantir um desenvolvimento contínuo do trabalho durante as aulas, os alunos devem efetuar entregas periódicas dos relatórios dos trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo global promover a interdisciplinaridade e a contextualização dos temas/assuntos abordados durante o curso da Licenciatura em Engenharia do Ambiente.

Em termos mais específicos:

i) Promover a utilização de conhecimentos teóricos para resolver problemas práticos, aproximando o conhecimento obtido em sala de aula da atividade profissional no âmbito da engenharia do ambiente.

ii) Promover a ligação entre os conteúdos estudados ao longo do curso, abordando temas que se complementam, de modo a promover a formação integral do estudante.

iii) Incentivar a criatividade, o espírito crítico, a autonomia, bem como o espírito de iniciativa e de inovação.

iv) Promover o trabalho em equipa e a competição sadia entre os diversos grupos.

Estágio(s)

Não

Programa

Análise, em grupos de trabalho, de problemas específicos relacionados com a Engenharia do ambiente através das perspetivas das diferentes áreas científicas. Os problemas em análise poderão envolver a proposta de soluções técnicas alternativas, e requerer a realização de ensaios laboratoriais, apoiados com modelação computacional e elaboração de um relatório escrito.

Anualmente, serão propostos conjuntos de trabalhos, das diferentes áreas cientificas, devendo os alunos efectuarem 3 trabalhos de áreas cientificas diferentes às quais se deverão candidatar.

Docente(s) responsável(eis)

António Alberto Santos Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

A definir caso a caso / To be defined on a case-by-case basis.