Hidráulica
3
2021-2022
01018904
Ciências da Engenharia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de análise matemática e física geral.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição e demonstração dos conceitos de base, recorrendo frequentemente a meios audiovisuais e a visitas ao Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente do Dep. Eng. Civil da Universidade de Coimbra.
Aulas práticas onde os alunos resolvem exercícios de carácter mais aplicado, com maior volume de cálculo e executam, em grupo, ensaios laboratoriais que são posteriormente objeto de relatório.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Hidráulica pretende proporcionar aos alunos uma formação complementar aos conceitos fundamentais da hidráulica iniciados na disciplina de Mecânica dos Fluidos, complementada com as ulteriores disciplinas da área de hidráulica, que visa habilitá-los com uma sólida base de conhecimentos indispensáveis à compreensão e análise dos fenómenos hidráulicos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Teoria da semelhança. Turbomáquinas hidráulicas. Escoamentos com superfície livre. Orifícios e descarregadores. Medições hidráulicas. Modelação da qualidade da água.
Docente(s) responsável(eis)
António Manuel Abreu Freire Diogo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 80.0%
Bibliografia
[1] Quintela, A. - “Hidráulica”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1981.
[2] Oliveira L. A. e A. G. Lopes (2016) – "Mecânica dos Fluidos" (5ª ed.).ETEP - LIDEL.
[3] White, F. M. (2016) Fluid Mechanics (8th ed). McGraw-Hill Education, New York. (também disponíveis edições em Português).
[4] Boulos, P. F., T. Altman e K. Sadhal (1992). Computer modeling of water quality in large multiple source networks. Appl. Math. Modeling. 16: 439-445.
[5] Rossman, L. A. (2000). EPANET 2 USER'S MANUAL. Cincinnati, United States Environmental Protection Agency , U.S.A.
[6] Carmo, J. S. C. (2004). Modelação em hidráulica fluvial e ambiente, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0364-3