Promoção da saúde e prevenção da doença

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018831
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos na área da psicopatologia.

Métodos de Ensino

Método expositivo e interrogativo, discussão em grande grupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteúdos lecionados.Utilização de role-play. Visualização de plataformas web e apps (utilização de recursos de ehealth)

Também é proposta a realização de pesquisas, em pequenos grupos, que são apresentadas e discutidas na aula. Ocasionalmente estarão presentes em aula especialistas convidados para falar sobre temáticas específicas.

Resultados de Aprendizagem

Um movimento importante da Abordagem Cognitivo-Comportamental (ACC) tem sido a sua aplicação à saúde e doença (mental e física).

A ACC tem sido utilizada, com sucesso, em diversos problemas de saúde no sentido de promover a saúde e qualidade de vida relacionada com a saúde e prevenir a doença, desenvolvendo fatores protetores e minimizando fatores de risco, promovendo comportamentos de saúde e estilos de vida saudáveis, capacitando individuos, famílias e comunidades para dinamizar a saúde a auto-cuidado. A ACC tem-se revelado também eficaz no manejo do stress, particularmente as abordagens de 3ª geração.

Pretende-se dar a conhecer:

1. O papel da Psicologia na saúde: 1.1 funções do psicólogo da saúde; 1.2. determinantes psicosociais de saúde; 1.3. papel do psicólogo no cuidados de saúde - apresentação geral de alguns programas de promoção da saúde e de prevenção da doença.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Stress e coping: o processo de stress, seus sinais e  efeitos; o burnout; modificadores psicossosiais do stress (e.g., o apoio social, estratégias de coping e diferenças individuais); manejo do stress, regulação emocional e resiliência.

2. Comportamentos de saúde  e comportamentos relacionados com a doença – como mudar a  motivação e o comportamento: o modelo transteórico de mudança e a entrevista motivacional; a abordagem Cognitivo-Comportamental clássica (baseadas nos paradigmas de condicionamento classico e operante e aprendizagem social e baseadas na reestruturação cognitiva) e a abordagem de 3ª geração.

3. Programas de prevenção de fatores de risco para a saúde (e.g. tabagismo e obesidade) e programas de prevenção de doença mental (e.g., depressão e alcoolismo). 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Soares Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 35.0%
Frequência: 65.0%

Bibliografia

Carlson, M. (2014). CBT for Chronic Pain and Psychological Well-being: a Skills Training Manual Integrating DBT, ACT, Behavioral Activation and Motivational Interviewing. Chichester: Wiley.

DiTomasso, R., Golden, B., & Morris, H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York: Springer.

Lovallo, W. R. (2015). Stress and Health: Biological and Psychological Interactions (3rd ed.). London: Sage.

Macedo, A. F., Pereira, T. A., & Madeira. N. (2018) Psicologia na Medicina. Lisboa: Lidel.

Marks, D. F., Murray, M., Estacio, E. V. (2018). Health Psychology: Theory, Research and Practice (5th ed.). London: Sage Publications.

Maruish, M. (2017). Handbook of Psychological Assessment in Primary Care Settings (2nd ed.). New York: Routledge.

Roberts, M. C., & Steele, R. G. (2017). Handbook of Pediatric Psychology (5th ed.). New York: Guilford

Sarafino, E. P., & Smith, T. W. (2014). Health Psychology: Biopsychosocial Interactions (8th ed.). New York: Wiley