Promoção da saúde e prevenção da doença
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2022-2023
01018831
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos na área da psicopatologia.
Métodos de Ensino
Método expositivo e interrogativo, discussão em grande grupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteúdos lecionados.Utilização de role-play. Visualização de plataformas web e apps (utilização de recursos de ehealth)
Também é proposta a realização de pesquisas, em pequenos grupos, que são apresentadas e discutidas na aula. Ocasionalmente estarão presentes em aula especialistas convidados para falar sobre temáticas específicas.
Resultados de Aprendizagem
Um movimento importante da Abordagem Cognitivo-Comportamental (ACC) tem sido a sua aplicação à saúde e doença (mental e física).
A ACC tem sido utilizada, com sucesso, em diversos problemas de saúde no sentido de promover a saúde e qualidade de vida relacionada com a saúde e prevenir a doença, desenvolvendo fatores protetores e minimizando fatores de risco, promovendo comportamentos de saúde e estilos de vida saudáveis, capacitando individuos, famílias e comunidades para dinamizar a saúde a auto-cuidado. A ACC tem-se revelado também eficaz no manejo do stress, particularmente as abordagens de 3ª geração.
Pretende-se dar a conhecer:
1. O papel da Psicologia na saúde: 1.1 funções do psicólogo da saúde; 1.2. determinantes psicosociais de saúde; 1.3. papel do psicólogo no cuidados de saúde - apresentação geral de alguns programas de promoção da saúde e de prevenção da doença.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Stress e coping: o processo de stress, seus sinais e efeitos; o burnout; modificadores psicossosiais do stress (e.g., o apoio social, estratégias de coping e diferenças individuais); manejo do stress, regulação emocional e resiliência.
2. Comportamentos de saúde e comportamentos relacionados com a doença – como mudar a motivação e o comportamento: o modelo transteórico de mudança e a entrevista motivacional; a abordagem Cognitivo-Comportamental clássica (baseadas nos paradigmas de condicionamento classico e operante e aprendizagem social e baseadas na reestruturação cognitiva) e a abordagem de 3ª geração.
3. Programas de prevenção de fatores de risco para a saúde (e.g. tabagismo e obesidade) e programas de prevenção de doença mental (e.g., depressão e alcoolismo).
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Soares Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 35.0%
Frequência: 65.0%
Bibliografia
Carlson, M. (2014). CBT for Chronic Pain and Psychological Well-being: a Skills Training Manual Integrating DBT, ACT, Behavioral Activation and Motivational Interviewing. Chichester: Wiley.
DiTomasso, R., Golden, B., & Morris, H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York: Springer.
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Macedo, A. F., Pereira, T. A., & Madeira. N. (2018) Psicologia na Medicina. Lisboa: Lidel.
Marks, D. F., Murray, M., Estacio, E. V. (2018). Health Psychology: Theory, Research and Practice (5th ed.). London: Sage Publications.
Maruish, M. (2017). Handbook of Psychological Assessment in Primary Care Settings (2nd ed.). New York: Routledge.
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Sarafino, E. P., & Smith, T. W. (2014). Health Psychology: Biopsychosocial Interactions (8th ed.). New York: Wiley