Identidade de Género em Contextos de Aconselhamento
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2024-2025
01018803
Psicologia
Português
Presencial
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio das línguas Portuguesa e Inglesa.
Métodos de Ensino
Exposição teórica;
Levantamento de estereótipos e de conceções alternativas de ciência acerca dos temas sexualidade e género;
Discussão e revisão de conceções contraditórias sobre identidade e género, e identidade de género em debates preparados por grupos de estudantes de acordo com guião de trabalho.
Role -play e trabalhos de projeto.
Resultados de Aprendizagem
Reconhecer as questões que se colocam na construção pessoal de identidade e que perpassam os aspetos da construção social de género e de papeis sociais. Compreender e desconstruir estereotipos, questionar e reconhecer diferenças entre os indivíduos relativas ao sexo, género, identidade sexual, padrões de desenvolvimento e expressões normativas de sexualidade. Compreender e desenvolver atitudes de atenção quanto aos aspetos da experiência da sexualidade normativa e não normativa em contextos de aconselhamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
Sexualidade e cidadania
a) História da sexualidade
b) Direitos de cidadania
Biologia e meio histórico-cultural
a) Variações cromossomicas, sexo e sexualidade: Distinção, clarificação de conceitos
b) Expressão da sexualidade ao longo do tempo nas culturas ocidentais
Construção da identidade e influência social - A categoria social de género
a) A liberdade sexual e a opressão de minorias
Psicopatologia da sexualidade
a) Análise da sexualidade à luz do desenvolvimento da Psicologia
Violência(s) de género
a) da negação à exploração: diferentes formas de abuso
Teoria crítica em Psicologia.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%
Bibliografia
Amâncio, L. and Oliveira, J.M. (2006) Men as individuals, women as a sexed category: Implications of symbolic asymmetry for feminist practice and feminist psychology, Feminism & Psychology, 16 (1), 35-43
Helgeson, V. S. (2017). Psychology of gender. New York: Routledge.
Melo, H. P. (2017). Os Direitos das Mulheres no Estado Novo – A Segunda Grande Guerra. Coimbra: Almedina
Nussbaum, M.C. (2014). Educação e Justiça Social. Ramada: Ed. Pedago.
Kristeva, J. (2011). This incredible need to believe. Columbia University Press
Pinto, T. (coord.) et al. (2010). Guião de educação:Género e cidadania. 3º Ciclo. Lisboa:CIG.