Identidade de Género em Contextos de Aconselhamento

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018803
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio das línguas Portuguesa e Inglesa.

Métodos de Ensino

Exposição teórica;

Levantamento de estereótipos e de conceções alternativas de ciência acerca dos temas sexualidade e género;

Discussão e revisão de conceções contraditórias sobre identidade e género, e identidade de género em debates preparados por grupos de estudantes de acordo com guião de trabalho.

Role -play e trabalhos de projeto. 

Resultados de Aprendizagem

Reconhecer as questões que se colocam na construção pessoal de identidade e que perpassam os aspetos da construção social de género e de papeis sociais. Compreender e desconstruir estereotipos, questionar e reconhecer diferenças entre os indivíduos relativas ao sexo, género, identidade sexual, padrões de desenvolvimento e expressões normativas de sexualidade. Compreender e desenvolver atitudes de atenção quanto aos aspetos da experiência da sexualidade normativa e não normativa em contextos de aconselhamento.

Estágio(s)

Não

Programa

Sexualidade e cidadania

a) História da sexualidade

b) Direitos de cidadania

Biologia e meio histórico-cultural

a) Variações cromossomicas, sexo e sexualidade: Distinção, clarificação de conceitos

b) Expressão da sexualidade ao longo do tempo nas culturas ocidentais

Construção da identidade e influência social - A categoria social de género

a) A liberdade sexual e a opressão de minorias

Psicopatologia da sexualidade

a) Análise da sexualidade à luz do desenvolvimento da Psicologia

Violência(s) de género

a) da negação à exploração: diferentes formas de abuso

Teoria crítica em Psicologia. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

Amâncio, L. and Oliveira, J.M. (2006) Men as individuals, women as a sexed category: Implications of symbolic asymmetry for feminist practice and feminist psychology, Feminism & Psychology, 16 (1), 35-43

Helgeson, V. S. (2017). Psychology of gender. New York: Routledge.

Melo, H. P. (2017). Os Direitos das Mulheres no Estado Novo – A Segunda Grande Guerra. Coimbra: Almedina

Nussbaum, M.C. (2014). Educação e Justiça Social. Ramada: Ed. Pedago.

Kristeva, J. (2011). This incredible need to believe. Columbia University Press

Pinto, T. (coord.) et al. (2010). Guião de educação:Género e cidadania. 3º Ciclo. Lisboa:CIG.