Temas de desenvolvimento e de gestão de carreira do jovem adulto

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018787
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não definidos.

Métodos de Ensino

1. Apresentação expositiva

2.Recensão crítica de textos e artigos de investigação, selecionados como representativos de diferentes  ‘metáforas de carreira’, com apresentação e discussão em aula

3. Introdução e experimentação de  metodologias de recolha e análise de histórias de trabalho/carreira

4. Análise e discussão de casos à luz das teorias/modelos e implicações relativas à intervenção

5. Realização de exercícios de desenvolvimento de carreira.

Resultados de Aprendizagem

(1)Identificar questões de interesse teórico e aplicado para os estudantes na abordagem da relação com o trabalho e a carreira; Formar uma compreensão histórico-social; funções psicológicas do trabalho;

(2)Desenvolver uma visão sistémica através da distinção de uma multiplicidade de referentes (organizados à luz das ‘metáforas’ propostas por Inkson, Dries & Arnold, 2015) e identificar e aplicar modelos, conceitos e metodologias de cada domínio

(3)Transferência de conhecimentos e treino de aplicação de grelhas teóricas na análise e discussão de casos ou de situações i. Conhecer e aplicar entrevista(s) para recolha de dados de histórias vocacionais;

ii.Aplicar conceitos e teorias na análise de um caso;

(4)Reflexão sobre as necessidades de desenvolvimento de carreira dos próprios estudantes e  realização de exercícios propostos para esse fim.  

Estágio(s)

Não

Programa

1.Conceito e funções psicol do trabalho; significados; Motivação e autodeterminação

2.Conceito e facetas da carreira

3.Contexto sócio–histórico; ambientes de carreira contemporâneos

4.Perspetiva sistémica_ problemáticas da relação com o trabalho e carreira:  modelos, teorias e implicações

a.Papéis sociais e identidade: negociação, transição, conflito e conciliação

b.Personalidade vocacional e correspondência pessoa-meio na escolha e ajustamento

c.Fases, processos e ciclos de desenvolvimento(jovem adulto)

d.Agência na carreira, expressão do autoconceito, processos psicossociais de adaptabilidade; crenças e processos sociocognitivos

e.Fatores sócio estruturais e  influências de género, classe social, raça, background familiar e educação

f.Representações de movimentos, trajetórias, ‘ topografia’; as ‘novas carreiras’

g.Relações sociais, redes de contactos e comunidades

h.Construção autobiográfica, identidade narrativa e função retórica

5. Prática do desenvolvimento / gestão de carreira.

Docente(s) responsável(eis)

Maria São João Castilho Breda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Inkson, K., Dries, N., & Arnold, J.(2015). Understanding careers (2nd ed.). Los Angeles: Sage.

Blustein,D. (2006). The Psychology of Working: A new perspective for career development, counseling, and public policy. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum

Hartung, P. & Subich, L. (eds)(2011). Developing self in work and career.  Concepts, cases and contexts. Washington: APA

Brown, S.D. & Lent, S.W. (2005). Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work. Hoboken, NJ.: J Wiley &Sons.

Greenhaus, J.H., Callanan, G.A. & Godshalk, V.M. (2010). Career Management (4th ed). Thousand Oaks, CA: Sage.

Brêda, SJ & Santos, A.(2017). Estudo sobre efeitos das influências interpessoais nos projetos de jovens do ensino secundário: modelos de papel e “escultores”. IV Congresso Nac Conversas de Psicologia. APCDP, Coimbra, Novemb, 2017

Galvão, I.(2017). Papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género.Tese de Mestrado em Psicologia (orientada Breda,MSJ) FPCE_UC