Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas
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2022-2023
01018776
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial. As metodologias ativas incluem o estudo de casos clínicos (vinhetas clínicas), a observação de vídeos didáticos e exercícios de role-playing para o desenvolvimento de competências específicas.
Resultados de Aprendizagem
1. Adquirir e desenvolver os conhecimentos teóricos básicos relativos aos principais modelos dinâmicos psicanalíticos, nomeadamente os modelos propostos por Freud, Klein, Bowlby, Winnicott e Bion, considerando:
- Conceitos fundamentais
- Modelos psicopatológicos (compreensivos e explicativos)
- Diagnóstico dinâmico
- Conceitos fundamentais sobre psicoterapias dinâmicas
2. Adquirir as competências técnicas básicas necessárias à prática clínica de um ponto de vista dinâmico, tomando como referência os modelos de Freud e M. Klein, considerando:
- As competências básicas sobre a preparação do setting dinâmico
- As competências básicas relativas à relação psicoterapêutica dinâmica (saber estar, saber ouvir, saber intervir/interpretar);
- As dimensões estratégicas e tácticas destes processos
- As competências relativas à realização de relatórios clínicos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução ao estudo da psicopatologia e das psicoterapias dinâmicas considerando as bases históricas e a múltiplicidade atual das intervenções psicoterapêuticas dinâmicas daí emergentes
2. Conceitos fundamentais em Dinâmica: princípio do prazer e da realidade; angústia; conflito; sintoma; inconsciente; fantasia inconsciente; defesas do Eu; forças pulsionais; Édipo.
3. Pontos de vista dinâmico, tópico e económico em psicanálise
4. Trauma em psicanálise (S. Freud e S. Ferenczy)
5. Conceitos de organização e estrutura (neurose, psicose e estados borderline)
6. Os contributos de M. Klein, Bowlby, Winnicott e Bion
7. As psicoterapias dinâmicas: conceitos "técnicos" fundamentais (fundação do setting e conceitos de aliança, transferência, neurose de transferência e contratransferência)
8. As psicoterapias dirigidas ao insight:
8.1 Dimensão intrapsíquica e relacional dos processos psicoterapêuticos
8.2 Início, evolução e fim de um processo terapêutico dinâmico
9. Relatórios clínicos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Barkham, M., Guthrie, E., Hardy, G. E., & Margison, F. (2017). Psychodynamic Interpersonal Therapy: A conversational model. London: Sage.
Becker, J., Paixão, R., Silva, S., Quartilho, M., & Custódio, E. (2019). Dynamic Psychotherapy: the therapeutic process in the treatment of obsessive-compulsive disorder. Behavioral Sciences, 9 (141), 1-10.
Bergeret, J. (2004). Psicologia patológica: Teórica e clínica. Lisboa: Climepsi.
Luyten, P., Mayes, L. C., Fonagy, P., Target, M., & Blatt, S. J. (2015). Handbook of psychodynamic approaches to psychopathology. NY: Guilford Press.
Quinodoz, J. (2007). Ler Freud: Guia de leitura da obra de S. Freud. Brasil: Artmed.
Sherwin-White, S. (2019). Melanie Klein revisited: Pioneer and revolutionary in the psychoanalysis of young children. New York: Routledge.
Spelman, M., & Thomson-Salo, F. (Eds.) (2015). The Winnicott tradition: Lines of development, evolution of theory and practice over the decades. New York: Routledge.