Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018776
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial. As metodologias ativas incluem o estudo de casos clínicos (vinhetas clínicas), a observação de vídeos didáticos e exercícios de role-playing para o desenvolvimento de competências específicas.

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir e desenvolver os conhecimentos teóricos básicos relativos aos principais modelos dinâmicos psicanalíticos, nomeadamente os modelos propostos por Freud, Klein, Bowlby, Winnicott e Bion, considerando:

- Conceitos fundamentais

- Modelos psicopatológicos (compreensivos e explicativos)

- Diagnóstico dinâmico

- Conceitos fundamentais sobre psicoterapias dinâmicas

2. Adquirir as competências técnicas básicas necessárias à prática clínica de um ponto de vista dinâmico, tomando como referência os modelos de Freud e M. Klein, considerando:

- As competências básicas sobre a preparação do setting dinâmico

- As competências básicas relativas à relação psicoterapêutica dinâmica (saber estar, saber ouvir, saber intervir/interpretar);

- As dimensões estratégicas e tácticas destes processos

- As competências relativas à realização de relatórios clínicos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução ao estudo da psicopatologia e das psicoterapias dinâmicas considerando as bases históricas e a múltiplicidade atual das intervenções psicoterapêuticas dinâmicas daí emergentes

2. Conceitos fundamentais em Dinâmica: princípio do prazer e da realidade; angústia; conflito; sintoma; inconsciente; fantasia inconsciente; defesas do Eu; forças pulsionais; Édipo.

3. Pontos de vista dinâmico, tópico e económico em psicanálise

4. Trauma em psicanálise (S. Freud e S. Ferenczy)

5. Conceitos de organização e estrutura (neurose, psicose e estados borderline)

6. Os contributos de M. Klein, Bowlby, Winnicott e Bion

7. As psicoterapias dinâmicas: conceitos "técnicos" fundamentais (fundação do setting e conceitos de aliança, transferência, neurose de transferência e contratransferência)

8. As psicoterapias dirigidas ao insight:

8.1 Dimensão intrapsíquica e relacional dos processos psicoterapêuticos

8.2 Início, evolução e fim de um processo terapêutico dinâmico

9. Relatórios clínicos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Barkham, M., Guthrie, E., Hardy, G. E., & Margison, F. (2017). Psychodynamic Interpersonal Therapy: A conversational model. London: Sage.

Becker, J., Paixão, R., Silva, S., Quartilho, M., & Custódio, E. (2019). Dynamic Psychotherapy: the therapeutic process in the treatment of obsessive-compulsive disorder. Behavioral Sciences, 9 (141), 1-10.

Bergeret, J. (2004). Psicologia patológica: Teórica e clínica. Lisboa: Climepsi.

Luyten, P., Mayes, L. C., Fonagy, P., Target, M., & Blatt, S. J. (2015). Handbook of psychodynamic approaches to psychopathology. NY: Guilford Press.

Quinodoz, J. (2007). Ler Freud: Guia de leitura da obra de S. Freud. Brasil: Artmed.

Sherwin-White, S. (2019). Melanie Klein revisited: Pioneer and revolutionary in the psychoanalysis of young children. New York: Routledge.

Spelman, M., & Thomson-Salo, F. (Eds.) (2015). The Winnicott tradition: Lines of development, evolution of theory and practice over the decades. New York: Routledge.