Psicologia para a sustentabilidade: consumo e proteção do ambiente
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2023-2024
01018765
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não definidos.
Métodos de Ensino
1.Apresentação oral
2.Realização de exercícios de generalização e transferência de conhecimentos (ex: simulações /jogos de dilemas, ratings de estímulos, observação e recolha de dados, construção ou resposta a questionário ou entrevista), identificação e de análise de problemas; discussão em grupo
3.Trabalhos de síntese sobre modelos e práticas de intervenção através da análise e recensão de textos científicos e de artigos de investigação;
4.Trabalhos de resolução de problemas com pesquisa bibliográfica e aplicação a dados problemas/ comportamºs.
Resultados de Aprendizagem
1.Compreender problemas ambientais, fatores e impactos no ser humano e ecosssistemas; princípios ecológicos gerais e objetivos do desenvolvimento sustentável;
2.Compreender a teoria psicológica, a investigação da conduta com impacto no ambiente e pró-ambiental, processos psicossociai subjacentes à conduta e às relações com o ambiente.
3.Compreender modelos da intervenção para a mudança; saber fazer pesquisa bibliográfica e consulta de fontes institucionais sobre problemas e políticas ambientais e de investigação subordinada a problemas
4.Aplicação de conceitos a dados da observação através de exercícios e tarefas, como sejam, envolvimento em divulgação de conhecimento e de políticas ambientais; materiais de sensibilização, recolha de informação por questionário e entrevista com a finalidade de análise de comportamentos; análise e conceção de mensagens persuasivas e lembretes;
5.Aplicação de conhecimento para identificação, análise e ensaio de resolução de problemas para a mudança.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Conceito de sustentabilidade. Perspetivas sobre a psicologia para a sustentabilid.
2.Fatores societais e os problemas ambientais
3.Perspetivas morais e normativas do comp. pro-ambiental: o Novo Paradigma Ecológico;Teoriá Valores_Crenças_Normas
4.Resposta h. à Natureza: Biofilia, e hipóteses dos efeitos da exposição aos estímulos naturais.
5.O pensamento moral nos juízos sobre danos ao ambiente.
6.Comportº ambiental e pró-ambiental; processo de análise e modificação dos comportºs. Fatores e modelos explicativos: a.Normas sociais, seus tipos e influências; b.Custos e benefícios: a Teoria da Ação Planeada; c.O Afeto; d.O hábito´; e.Fatores contextuais
7.Teorias integrativas: Ex. teoria do objetivos enquanto quadros mentais.
8.Intervenção baseada em princípios psicológicos: marketing social, intervenções organizacionais; educ. ambiental; campanhas de comunicação e difusão e advocacia social. Modelo dos Estádios de transição na mudança do comportº auto-regulado em prol ambiente.
Docente(s) responsável(eis)
Maria São João Castilho Breda
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Bibliografia
Clayton, S. & Myers, G. (2015). Conservation Psychology: understanding and promoting human care for nature 2ed. Wiley-Blackwell
Steg,L. Van den Berg, A.E. & de Groot, J.I. (eds) (2013). Environmental Psychology: An Introduction. Madden & Oxford: British Psychol Society; John W. & Sons.
Gardner, G.T. & Stern, P.C. (2002). Environmental Problems and Human Behavior. Boston: Pearson Learning Solutions.
Jackson, T. (2005). Motivating Sustainable Consumption. Report to Sustainable Development Research Network. Univ. of Surrey.
Breda, SJ, Lopes, M. & Mónico, L. (2017). Cultural values and the role of trust in agents and technology in consideration of dynamic prices electric grid and efficiency at home. Proceedings of 23rd Internat Sustainable Development Research Society Conference. Bogotá, Colombia.
Breda, S.J. & Almeida, A.(2019). Environmental learning experiences, motivations and literacy in higher education: a tool for assessment & communication. 1ª Conferência Campus Sustentável.Porto.