Ensino da Psicologia
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2025-2026
01018759
Psicologia
Português
Presencial
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Sem referência.
Métodos de Ensino
Fundamentalmente, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos estudantes. Recorrer-se-á, de forma sistemática, ao manuseamento de planos de aulas, dos programas em vigor, de materiais e recursos de ensino e de aprendizagem. Os alunos ensaiarão tarefas de planificação de aulas e elaboração de estratégias de avaliação de conhecimentos e de competências.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes como objetivo geral,
* aprendam a ensinar e aprendam a ensinar a aprender
Especificamente, que
* aprendam o quê, para quê, como, planificar (e agir) a ação educativa:
- saibam planificar aulas, sessões
- saibam gerir os tempo de interação
- saibam selecionar conteúdos
- saibam selecionar estratégias, atividades e recursos de ensino e de aprendizagem
- saibam avaliar competências, conteúdos (avaliação pedagógica)
- conheçam os currículos e programas em vigor
- atualizem todas as competências anteriores.
Estágio(s)
NãoPrograma
Bloco 1: Enquadramento epistemológico do ensino da psicologia
Temas
1.Concetualização de ensino da Psicologia: o estudo científico
2.Competências/perfil do profissional/docente (análise funcional);
3.Contextos de intervenção, no sistema educativo português (diferentes níveis de ensino, ênfase no ensino secundário; apresentação das orientações curriculares do min-edu e respetivos programas)
4.Orientações metodológicas de ensino (modelos e perspetivas: maturacionista, comportamentalista e construtivistas e suas implicações ao nível das diversas facetas do processo ensino-aprendizagem).
Bloco 2: Processo ensino-aprendizagem
Temas
1.os agentes e os componentes
2.o processo planificação (componentes: objetivos, conteúdos, recursos de ensino, de aprendizagem, de avaliação)
3.o processo interação (modelos e recursos: estratégias de ensino e de aprendizagem)
4.o processo de avaliação das aprendizagens (tipologias e recursos; elaboração de estratégias e formas e critérios de cotação).
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação periódica: 1. apresentação do projeto individual, oral e escrito: 30% 2. apresentação do relatório final, individual e escrito: 70% : construção de recurso (agenda) para professor/aluno Época de Recurso: Teste escrito contemplando toda a matéria veiculada nas aulas: 100.0%
Bibliografia
Almeida, P.C. A., Azzi, R.G. & Mercuri, E. (2003). Em busca de um ensino de psicologia significativo para futuros professores. https://www.researchgate.net
Azzi, R. G., Batista, S. & Sadalla, A. (2000). Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Alínea
Barros, C.C. (2007). Reflexões sobre a formação de professores de Psicologia. Temas em Psicologia, pepsic.bvsalud.org
Bernstein, D. A. (2003) The national institute on the teaching of psychology: twenty-five years and counting. In W. Buskist, V. Hevern, & G. W. Hill, IV, (Eds.), Essays from excellence in teaching (Vol. II, pp. 20–22). Society for the Teaching of Psychology.
Damião, H. (1997b). De Aluno a Professor. Coimbra, Minerva
Figueira, A. P. (2013). Sou, quero ser, professor …. Tradicional, comportamentalista ou construtivista? - Manual de autoformação de professores. Guia de autoconhecimento. Germany: Novas edições académicas
Griggs, R. A., & Jackson, S. L. (2011). Teaching introductory psychology: Tips from ToP.