Ensino da Psicologia

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018759
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem referência.

Métodos de Ensino

Fundamentalmente, serão utilizadas as estratégias expositivas, demonstrativas, por parte do docente, e de discussão e igualmente de pesquisa orientada, por parte dos estudantes. Recorrer-se-á, de forma sistemática, ao manuseamento de planos de aulas, dos programas em vigor, de materiais e recursos de ensino e de aprendizagem. Os alunos ensaiarão tarefas de planificação de aulas e elaboração de estratégias de avaliação de conhecimentos e de competências.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes como objetivo geral,

* aprendam a ensinar e aprendam a ensinar a aprender

Especificamente, que

* aprendam o quê, para quê, como, planificar (e agir) a ação educativa:

- saibam planificar aulas, sessões

- saibam gerir os tempo de interação

- saibam selecionar conteúdos

- saibam selecionar estratégias, atividades e recursos de ensino e de aprendizagem

- saibam avaliar competências, conteúdos (avaliação pedagógica)

- conheçam os currículos e programas em vigor

- atualizem todas as competências anteriores. 

Estágio(s)

Não

Programa

Bloco 1: Enquadramento epistemológico do ensino da psicologia

Temas

1.Concetualização de ensino da Psicologia: o estudo científico

2.Competências/perfil do profissional/docente (análise funcional);

3.Contextos de intervenção, no sistema educativo português (diferentes níveis de ensino, ênfase no ensino secundário; apresentação das orientações curriculares do min-edu e respetivos programas)

4.Orientações metodológicas de ensino (modelos e perspetivas: maturacionista, comportamentalista e construtivistas e suas implicações ao nível das diversas facetas do processo ensino-aprendizagem).

Bloco 2: Processo ensino-aprendizagem

Temas

1.os agentes e os componentes

2.o processo planificação (componentes: objetivos, conteúdos, recursos de ensino, de aprendizagem, de avaliação)

3.o processo interação (modelos e recursos: estratégias de ensino e de aprendizagem)

4.o processo de avaliação das aprendizagens (tipologias e recursos; elaboração de estratégias e formas e critérios de cotação).

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação periódica: 1. apresentação do projeto individual, oral e escrito: 30% 2. apresentação do relatório final, individual e escrito: 70% : construção de recurso (agenda) para professor/aluno Época de Recurso: Teste escrito contemplando toda a matéria veiculada nas aulas: 100.0%

Bibliografia

Almeida, P.C. A., Azzi, R.G. & Mercuri, E. (2003). Em busca de um ensino de psicologia significativo para futuros professores. https://www.researchgate.net

Azzi, R. G., Batista, S. & Sadalla, A. (2000). Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Alínea

Barros, C.C. (2007). Reflexões sobre a formação de professores de Psicologia. Temas em Psicologia, pepsic.bvsalud.org

Bernstein, D. A. (2003) The national institute on the teaching of psychology: twenty-five years and counting. In W. Buskist, V. Hevern, & G. W. Hill, IV, (Eds.), Essays from excellence in teaching (Vol. II, pp. 20–22). Society for the Teaching of Psychology.

Damião, H. (1997b). De Aluno a Professor. Coimbra, Minerva

Figueira, A. P. (2013). Sou, quero ser, professor …. Tradicional, comportamentalista ou construtivista? - Manual de autoformação de professores. Guia de autoconhecimento. Germany: Novas edições académicas

Griggs, R. A., & Jackson, S. L. (2011). Teaching introductory psychology: Tips from ToP.