Aprendizagem baseada em Jogo

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018741
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aprendizagem-baseada em jogos complementada por abordagens baseadas em problemas (de estudo) ou projetos. Aprendizagens experienciais e cooperativas. Aos conteúdos apresentados (por exposição teórica, análise de documentos escritos e audiovisuais, consulta de especialistas) acresce articulação teórica e prática, pesquisas e sistematizações, com o apoio de dinâmicas de grupo, análise de jogos, manuseamento de classificações, experiências de jogo, observação, tutoria de pares, visitas e fóruns de discussão.

Resultados de Aprendizagem

.Concetualizar Jogo numa perspetiva psicológica

.Comparar comportamentos e ambientes lúdicos (em diferentes culturas; condições específicas de desenvolvimento)

.Analisar princípios teóricos subjacentes ao uso de jogos para aprendizagem

.Discutir experiências de uso de jogos para fins educativos, terapêuticos e de capacitação

.Apreciar dados de evidência de aprendizagem baseada em jogos na elaboração de currículos ou programas de promoção de competências

.Identificar benefícios dos jogos (dos tradicionais aos digitais) nos planos educativos em múltiplas literacias e de formação pessoal, social, profissional e abordagem interdisciplinar para a flexibilidade, autonomia e participação democrática

.Proceder à análise de jogos (e.g., jogos de tabuleiro: tarefas cognitivas; roleplay: inclusão social, complexificação cognitiva)

Planificar práticas facilitadoras de aprendizagens com jogos

Enquadrar criteriosamente a utilização de jogos na avaliação psicológica, psicopedagógica ou psicossocial.

Estágio(s)

Não

Programa

Lúdico, Brincar e Jogar

Fundamentos teóricos da Psicologia do Jogo

Teorias da aprendizagem subjacentes à aprendizagem baseada em jogo (ABJ)

ABJ, Jogos Sérios e Gamificação

 . diferenciação, princípios básicos e implicações operativas

Elementos de jogo:regras, narrativa e jogabilidade (mecânicas, dinâmicas e estética)

Tipos de jogos e análise: cognitiva; funcional;socioemocional;psicomotora

 . Jogos analógicos e digitais

 . Jogos solitários, de pares e múltiplos jogadores

Tipos de jogadores

O jogo (d)e relações para aprender:Elementos de um jogo, jogabilidade e experiência de jogo na promoção de competências

 . Plasticidade neuronal

Impacto do jogo no desenvolvimento-evidências científicas

 . consequências da privação de brincar/jogar

 . adição

Jogos de interpretação de personagens (role-play);potencial transformador

Videojogos, robótica e aprendizagem através de dispositivos digitais

Medidas de eficácia e de benefício: psicológico, pedagógico e social pelo envolvimento e participação.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Ferreira Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Almeida, A.C.(2012). Aprender jogando: (...). Práxis Educacional, 8(12), 141-167.

 Amado, J., & Almeida, A.C. (2017). Políticas públicas e o direito de brincar das crianças. Laplage em Revista, 3(1), 101-116.

 Bedwell, W.L., et al. (2012). Toward a taxonomy linking game attributes to learning(…) Simulation & Gaming, 43(6), 729-760. DOI: 10.1177/1046878112439444

 Brown, S.(2009). Play: How it shapes the brain, (…). New York: Penguin.

 Gee, J.P.(2008).“Learning and Games." In Salen, K. (…) (21–40). Cambridge: The MIT Press. doi:10.1162/dmal.9780262693646.021.

 Lasley, E. (2017). 21th century literacy, game-based learning, project-based learning. Journal of Literacy and Technology, 18(3), 38-55.

 Plass, J.L., Homer, B.D., & Kinzer, C.K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational Psychologist, 50(4), 258-283.

 Plass, J.L., Mayer, R.E., & Homer, B.D. (Eds.) (2020). Handbook of Game-Based Learning. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.