Aprendizagem baseada em Jogo
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2022-2023
01018741
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aprendizagem-baseada em jogos complementada por abordagens baseadas em problemas (de estudo) ou projetos. Aprendizagens experienciais e cooperativas. Aos conteúdos apresentados (por exposição teórica, análise de documentos escritos e audiovisuais, consulta de especialistas) acresce articulação teórica e prática, pesquisas e sistematizações, com o apoio de dinâmicas de grupo, análise de jogos, manuseamento de classificações, experiências de jogo, observação, tutoria de pares, visitas e fóruns de discussão.
Resultados de Aprendizagem
.Concetualizar Jogo numa perspetiva psicológica
.Comparar comportamentos e ambientes lúdicos (em diferentes culturas; condições específicas de desenvolvimento)
.Analisar princípios teóricos subjacentes ao uso de jogos para aprendizagem
.Discutir experiências de uso de jogos para fins educativos, terapêuticos e de capacitação
.Apreciar dados de evidência de aprendizagem baseada em jogos na elaboração de currículos ou programas de promoção de competências
.Identificar benefícios dos jogos (dos tradicionais aos digitais) nos planos educativos em múltiplas literacias e de formação pessoal, social, profissional e abordagem interdisciplinar para a flexibilidade, autonomia e participação democrática
.Proceder à análise de jogos (e.g., jogos de tabuleiro: tarefas cognitivas; roleplay: inclusão social, complexificação cognitiva)
Planificar práticas facilitadoras de aprendizagens com jogos
Enquadrar criteriosamente a utilização de jogos na avaliação psicológica, psicopedagógica ou psicossocial.
Estágio(s)
NãoPrograma
Lúdico, Brincar e Jogar
Fundamentos teóricos da Psicologia do Jogo
Teorias da aprendizagem subjacentes à aprendizagem baseada em jogo (ABJ)
ABJ, Jogos Sérios e Gamificação
. diferenciação, princípios básicos e implicações operativas
Elementos de jogo:regras, narrativa e jogabilidade (mecânicas, dinâmicas e estética)
Tipos de jogos e análise: cognitiva; funcional;socioemocional;psicomotora
. Jogos analógicos e digitais
. Jogos solitários, de pares e múltiplos jogadores
Tipos de jogadores
O jogo (d)e relações para aprender:Elementos de um jogo, jogabilidade e experiência de jogo na promoção de competências
. Plasticidade neuronal
Impacto do jogo no desenvolvimento-evidências científicas
. consequências da privação de brincar/jogar
. adição
Jogos de interpretação de personagens (role-play);potencial transformador
Videojogos, robótica e aprendizagem através de dispositivos digitais
Medidas de eficácia e de benefício: psicológico, pedagógico e social pelo envolvimento e participação.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Ferreira Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
Almeida, A.C.(2012). Aprender jogando: (...). Práxis Educacional, 8(12), 141-167.
Amado, J., & Almeida, A.C. (2017). Políticas públicas e o direito de brincar das crianças. Laplage em Revista, 3(1), 101-116.
Bedwell, W.L., et al. (2012). Toward a taxonomy linking game attributes to learning(…) Simulation & Gaming, 43(6), 729-760. DOI: 10.1177/1046878112439444
Brown, S.(2009). Play: How it shapes the brain, (…). New York: Penguin.
Gee, J.P.(2008).“Learning and Games." In Salen, K. (…) (21–40). Cambridge: The MIT Press. doi:10.1162/dmal.9780262693646.021.
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Plass, J.L., Homer, B.D., & Kinzer, C.K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational Psychologist, 50(4), 258-283.
Plass, J.L., Mayer, R.E., & Homer, B.D. (Eds.) (2020). Handbook of Game-Based Learning. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.