Questões de Multiculturalismo em Psicologia
0
2023-2024
01018730
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio das línguas portuguesa e inglesa.
Métodos de Ensino
Expositivo; Debates com investigadores convidados; Trabalho de grupo; Utilização de produtos culturais (como o cinema e/ou música) como pontos de partida para o trabalho de análise das condições e contextos de desenvolvimento.
Resultados de Aprendizagem
Compreender as raízes culturais do comportamento;
Perspetivar as origens geográficas, históricas, sociais, culturais dos indíviduos para reconhecer e discutir modalidades de interação humana;
Garantir ferramentas de pensamento que permitam questionar problemas de saúde mental comunitária;
Construir quadros de compreensão de realidades culturalmente distantes das de pertença e saber como analisar diferenças e similitudes;
Trabalhar a relação entre Direitos Humanos e multiculturalismo;
Portugal como país multicultural;
Reconhecer a importância da Psicologia na definição do conceito de dignidade humana e diversidade cultural;
Compreender a interseção entre política, justiça, ética, religião, ideologia e desenvolvimento humano.
Competência em investigação interdisciplinar.
Estágio(s)
NãoPrograma
Parte 1
O Comportamento Socialmente Construído.
Parte 2
O Cérebro Criador de Cultura.
Parte 3
Compreensão e Questionamento das noções de Dignidade, Diversidade e Desenvolvimento em Psicologia.
Portugal país de encontro multicultural.
Parte 4
A Escola como Contexto de desenvolvimento de (des)Igualdade.
a) Direitos Humanos (na escola e na vida no dia-a-dia das comunidades)
b) Multiculturalismo (na escola e na vida no dia-a-dia das comunidades)
Parte 5
Projetos em Multiculturalismo.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Lee, D.B.; Peckins, M.K.; Heinze, J.E.; Assari, S.; & Zimmerman, M.A. (2018). Psychological Pathways from Racial Discrimination to Cortisol in African American Males and Females. Journal of Behavioral Medicine, 42,2, 208-220.
Singer, T.; Seymour, B.; O’Doherty, J. P.; Stephan, K. E.; Dolan, R. J.; & Frith, C. D. (2006). Empathic neural responses are modulated by the perceived fairness of others. Nature 439, 466-469.
Smith, A. (2015). Rethinking the “Everyday” in “Ethnicity and everyday life”. Ethnic and Racial Studies, 38, 7, 1137-1151.
Sue, D. W. (2010). Microaggressions in Everyday Life: Race, Gender, and Sexual Orientation. Hoboken, NJ: John Wiley and Sons.
Sue, D. W.; Sue, D.; Neville, H. A.; & Smith, L. (2019). Counseling the Culturally Diverse: Theory and Practice. 8th Ed. Hoboken, NJ:JW and Sons.
Vala, J.; Brito, R.; & Lopes, D. (2015). Expressões dos Racismos em Portugal (2ª Ed.). Lisboa: ICS. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/22539/1/ICS_JVala_Racismos_LAN.pdf