Questões de Multiculturalismo em Psicologia

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018730
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio das línguas portuguesa e inglesa.

Métodos de Ensino

Expositivo; Debates com investigadores convidados; Trabalho de grupo; Utilização de produtos culturais (como o cinema e/ou música) como pontos de partida para o trabalho de análise das condições e contextos de desenvolvimento.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as raízes culturais do comportamento;

Perspetivar as origens geográficas, históricas, sociais, culturais dos indíviduos para reconhecer e discutir modalidades de interação humana;

Garantir ferramentas de pensamento que permitam questionar problemas de saúde mental comunitária;

Construir quadros de compreensão de realidades culturalmente distantes das de pertença e saber como analisar diferenças e similitudes;

Trabalhar a relação entre Direitos Humanos e multiculturalismo;

Portugal como país multicultural;

Reconhecer a importância da Psicologia na definição do conceito de dignidade humana e diversidade cultural;

Compreender a interseção entre política, justiça, ética, religião, ideologia e desenvolvimento humano.

Competência em investigação interdisciplinar.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte 1

O Comportamento Socialmente Construído.

Parte 2

O Cérebro Criador de Cultura.

Parte 3

Compreensão e Questionamento das noções de Dignidade, Diversidade e Desenvolvimento em Psicologia.

Portugal país de encontro multicultural.

Parte 4

A Escola como Contexto de desenvolvimento de (des)Igualdade.

a) Direitos Humanos (na escola e na vida no dia-a-dia das comunidades)

b) Multiculturalismo (na escola e na vida no dia-a-dia das comunidades)

Parte 5

Projetos em Multiculturalismo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Jorge Santos Almeida Rama Ferro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Lee, D.B.; Peckins, M.K.; Heinze, J.E.; Assari, S.; & Zimmerman, M.A. (2018). Psychological Pathways from Racial Discrimination to Cortisol in African American Males and Females. Journal of Behavioral Medicine, 42,2, 208-220.

Singer, T.; Seymour, B.; O’Doherty, J. P.; Stephan, K. E.; Dolan, R. J.; & Frith, C. D. (2006). Empathic neural responses are modulated by the perceived fairness of others. Nature 439, 466-469.

Smith, A. (2015). Rethinking the “Everyday” in “Ethnicity and everyday life”. Ethnic and Racial Studies, 38, 7, 1137-1151.

Sue, D. W. (2010). Microaggressions in Everyday Life: Race, Gender, and Sexual Orientation. Hoboken, NJ: John Wiley and Sons.

Sue, D. W.; Sue, D.; Neville, H. A.; & Smith, L. (2019). Counseling the Culturally Diverse: Theory and Practice. 8th Ed. Hoboken, NJ:JW and Sons.

Vala, J.; Brito, R.; & Lopes, D. (2015). Expressões dos Racismos em Portugal (2ª Ed.). Lisboa: ICS. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/22539/1/ICS_JVala_Racismos_LAN.pdf