Psicologia Social: Temas Aprofundados

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018666
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo, possibilidade de sessão com convidado externo, debates, análise de textos e actividades práticas.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos

Proporcionar aos estudantes um conhecimento aprofundado dos fundamentos teóricos da psicologia social que lhes permita:

- compreender os processos psicossociais em jogo, a diferentes níveis, nos grupos e nas relações entre grupos (REG), com destaque para questões contemporâneas de natureza societal;

- desenvolver capacidades de análise crítica e de reflexão teórica, metodológica e epistemológica naqueles domínios de estudo.

Competências a desenvolver:

 - ser capaz de analisar e compreender, com base em sólidos conhecimentos psicossociais, o papel dos grupos e das REG nos comportamentos e decisões, bem como nos processos de identidade, mudança social, preconceito e discriminação nas sociedades contemporâneas;

- ser capaz de utilizar esses saberes como instrumentos para a compreensão e avaliação crítica de situações concretas em que ocorrem os processos de grupo e as relações entre grupos e de os equacionar em termos de implicações para a intervenção psicossocial.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estrutura e processos de grupo

2. Decisões colectivas

3. Multidões e comportamento colectivo

4. Estereótipos, preconceito e discriminação

5. Identidade e relações entre grupos

   5.1. Abordagens individualistas

   5.2. Da teoria dos conflitos reais à teoria da identidade social

   5.3. Diferenciação entre indivíduos e diferenciação entre grupos

   5.4. Questões societais contemporâneas.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Manuel Pires Valentim

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2015). Social psychology (9th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson.

Doise, W., & Valentim, J. P. (2015). Levels of analysis in social psychology. In J. D. Wright (Ed.), Internantional Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 2nd ed., Vol. 13 (pp. 899–903). Oxford: Elsevier.

Brown, R., & Gaertner, S. (Eds.).(2001). Blackwell handbook of social psychology: Intergroup processes. Oxford: Blackwell.

Forsyth, D. R. (2019). Group dynamics (7th ed.). Boston, MA: Cengage.

Hogg, M., & Vaughan, G. M. (2010). Essentials of social psychology. Harlow: Pearson.

Leyens, J. P., & Yzerbyt, V. (2004). Psicologia Social. Lisboa: Edilções 70.

Taylor, D. M., & Moghaddam, F. M. (1994). Theories of intergroup relations. London: Praeger.

Vala, J., & Monteiro, M. B. (Eds.) (2013). Psicologia Social (9a ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Yzerbyt, V., & Klein, O. (2019). Psychologie sociale. Louvain-la-Neuve: de Boeck.