Psicologia do Desenvolvimento: Temas Aprofundados

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018655
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento.

Métodos de Ensino

Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;

- Recurso a documentos filmados;

- Trabalho de grupo;

- Discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

- Aprofundar a compreensão sobre o funcionamento multidimensional do desenvolvimento humano ao longo da vida e a influência dos fatores de risco e de proteção nas trajetórias desenvolvimentais

- Incorporar novos modelos conceptuais e empíricos na perspetiva ecológica do desenvolvimento humano

 

Após completar a unidade curricular, o estudante será capaz de:

-Compreender as especificidades das problemáticas selecionadas no âmbito do desenvolvimento humano;

-Definir, contrastar e integrar os argumentos de diferentes abordagens do desenvolvimento humano;

-Compreender a relevância teórica e empírica das problemáticas estudadas para o estado da arte em Psicologia do Desenvolvimento.

Estágio(s)

Não

Programa

1-Padrões disfuncionais de vinculação ao longo da vida

2-A pobreza como factor de risco no desenvolvimento

3-As relações entre a epigenética e a psicologia do desenvolvimento

4-Regulação emocional na adolescência

5-Abordagem desenvolvimentista na compreensão do fenómeno antissocial na adolescência.

6-Desenvolvimento Moral.A)Dos Modelos unidimensionais (eg.,Piaget,Kohlberg) aos Modelos contextualistas (eg.,Gilligan,Turiel,Jensen) e Modelos multidimensionais (eg.,Rest,Nunner-Winkler & Sodian,Schlenker). B)O desenv. moral num mundo global:a perspetiva cultural-desenvolvimentista.

C)Emoções e motivação moral.

7–Desenvolvimento positivo e bem-estar ao longo da vida.

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

Gonzalez-Pardo, H. & Perez-Alvarez, M. (2013). Epigenetics and its implications for psychology. Psicothema, 25(1), 3

Lennarz, H., Hollenstein, T., Lichtwarck-Aschoff, A., Kuntsche, E. & Granic, I. (2019). Emotion regulation in action: Use, selection, and success of emotion regulation in adolescents’ daily lives. Intern. Jour. of Behav. Develop., 43(1), 1-11

Jensen, L. A. (2018). The Cultural-Developmental Approach to Moral Psychology: Autonomy, Community, and Divinity Across Cultures and Ages. In Gelfand, M. J., Chiu, C.-Y., & Hong, Y.-Y. (Eds.),Handbook of Advances in Culture and Psychology, Vol. 7 (pp.107-143).New York:Oxford University Press.

Payne, A. A., & Welch, K. (2015). How school and education impact the development of criminal and antisocial behavior. In J. Morizot & L. Kazemian (Eds.), The development of criminal and antisocial behavior. (pp. 237-251).Switzerland:Springer.

Shute, R. & Slee, P. (2015). Child development: theories and critical perspectives. NY: Routledge.