Psicologia do Desenvolvimento: Temas Aprofundados
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2023-2024
01018655
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento.
Métodos de Ensino
Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;
- Recurso a documentos filmados;
- Trabalho de grupo;
- Discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
- Aprofundar a compreensão sobre o funcionamento multidimensional do desenvolvimento humano ao longo da vida e a influência dos fatores de risco e de proteção nas trajetórias desenvolvimentais
- Incorporar novos modelos conceptuais e empíricos na perspetiva ecológica do desenvolvimento humano
Após completar a unidade curricular, o estudante será capaz de:
-Compreender as especificidades das problemáticas selecionadas no âmbito do desenvolvimento humano;
-Definir, contrastar e integrar os argumentos de diferentes abordagens do desenvolvimento humano;
-Compreender a relevância teórica e empírica das problemáticas estudadas para o estado da arte em Psicologia do Desenvolvimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1-Padrões disfuncionais de vinculação ao longo da vida
2-A pobreza como factor de risco no desenvolvimento
3-As relações entre a epigenética e a psicologia do desenvolvimento
4-Regulação emocional na adolescência
5-Abordagem desenvolvimentista na compreensão do fenómeno antissocial na adolescência.
6-Desenvolvimento Moral.A)Dos Modelos unidimensionais (eg.,Piaget,Kohlberg) aos Modelos contextualistas (eg.,Gilligan,Turiel,Jensen) e Modelos multidimensionais (eg.,Rest,Nunner-Winkler & Sodian,Schlenker). B)O desenv. moral num mundo global:a perspetiva cultural-desenvolvimentista.
C)Emoções e motivação moral.
7–Desenvolvimento positivo e bem-estar ao longo da vida.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 80.0%
Bibliografia
Gonzalez-Pardo, H. & Perez-Alvarez, M. (2013). Epigenetics and its implications for psychology. Psicothema, 25(1), 3
Lennarz, H., Hollenstein, T., Lichtwarck-Aschoff, A., Kuntsche, E. & Granic, I. (2019). Emotion regulation in action: Use, selection, and success of emotion regulation in adolescents’ daily lives. Intern. Jour. of Behav. Develop., 43(1), 1-11
Jensen, L. A. (2018). The Cultural-Developmental Approach to Moral Psychology: Autonomy, Community, and Divinity Across Cultures and Ages. In Gelfand, M. J., Chiu, C.-Y., & Hong, Y.-Y. (Eds.),Handbook of Advances in Culture and Psychology, Vol. 7 (pp.107-143).New York:Oxford University Press.
Payne, A. A., & Welch, K. (2015). How school and education impact the development of criminal and antisocial behavior. In J. Morizot & L. Kazemian (Eds.), The development of criminal and antisocial behavior. (pp. 237-251).Switzerland:Springer.
Shute, R. & Slee, P. (2015). Child development: theories and critical perspectives. NY: Routledge.