Tópicos Avançados em Neurociência Cognitiva

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018640
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Neurociência Cognitiva; Compreensão da língua Inglesa.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas terão como base o método expositivo. Os alunos são encorajados a intervir em aula, em resposta a dúvidas de aula e das leituras obrigatórias. As aulas práticas irão requerer que os alunos façam pesquisa bibliográfica, e que exponham conteúdos e dados experimentais relativos a um ou mais artigos científicos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta UC é guiar os alunos pelos grandes tópicos de neurociência cognitiva, e especificamente quais os grandes modos de funcionamento do cérebro. De forma importante, a UC irá demonstrar esse modos de funcionamento com exemplos de processos cognitivos. A UC irá também trazer aos alunos temáticas avançadas e inovadoras em neurociência cognitiva.

De forma importante, esta UC tem também como objetivo aumentar a literacia neurocientífica, e os conhecimentos de metodologia neuroimagiológica nos alunos de psicologia. Finalmente, os alunos terão a oportunidade de ter alguma experiência laboratorial no que concerne os aspetos avançados em neurociência cognitiva, através de atividades estruturadas a realizar no laboratório do docente.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Unidade Curricular e aos tópicos avançados em Neurociência Cognitiva

2. Métodos avançados em neuroimagiologia - análise de padrões multivariados e machine learning

3. Metodos avançados em neuroimagiologia – análise de semelhança representacional

4. Neurociência computacional – deep learning e outras

5. Multimodalidade e representações abstratas

6. Resting-state Neural networks

7. Organização Neuronal I – Segregação

8. Organização Neuronal II – Topografia e Mapas

9. Organização Neuronal III – Redes neuronais/small worldness and connectivity constraints.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Frequência: 45.0%

Bibliografia

Bibliografia principal:

Milner, A.D. (2017). How do the two visual streams interact with each other? Experimental Brain Research, 235, 1297–1308.

Wandell, B.A., Dumoulin, S.O. & Brewer, A.A. (2007). Visual field maps in human cortex. Neuron, 56(2), 366-383.

Sporns, O. & Betzel, R.F. (2016). Modular Brain Networks. Annual Review of Psychology, 67, 613–640.

Raichle, M.E. (2015). The Brain's Default Mode Network. Annual Review of Neuroscience, 38, 433-447.

Cohen, J., Daw, N., Engelhardt, B., Hasson, U., Li, K. et al. (2017). Computational approaches to fMRI analysis. Nature Neuroscience, 20, 304–313.

Wallace, M.T., Woynaroski, T.G. & Stevenson, R.A. (2020). Multisensory Integration as a Window into Orderly and Disrupted Cognition and Communication. Annual Review of Psychology, 71, 193-219.

Outros artigos específicos dos exemplos serão dados aos alunos.