Psicologia Clínica e da Saúde

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018634
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável os alunos terem realizado previamente as UCs de História e Epistemologia da Psicologia e Psicopatologia.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino será expositiva, interativa e de discussão, apresentando e discutindo exemplos práticos tanto em pequenos grupos como em grande grupo.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta uc consiste em promover a aquisição de conhecimentos que permitam compreender em que consiste a psicologia clínica e a psicologia da saúde, abordando as suas características, semelhanças e diferenças, bem como os diversos modelos associados a ambas as áreas.

Competências a desenvolver

Pretende-se que os alunos:

1) Distingam os campos de estudo e de atuação da Psicologia Clínica e da Psicologia da Saúde e as suas áreas de articulação.

2) Compreendam a relevância de ambas para a promoção da saúde e do bem-estar físico e psicológico

3) Conheçam diversos modelos teóricos e clínicos que podem ser utilizados na psicologia clínica e da saúde

4) Conheçam a relevância e campos de aplicação destes modelos.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Módulo introdutório

a.História e evolução da Psicologia Clínica (PC) e da Psicologia da Saúde(PS); modelos de referência

b. Saúde, doença, bem-estar e satisfação com a vida; fatores que influenciam a saúde e o bem-estar

c. Campos de estudo e atuação em PC e PS: distinções/articulações

d. Aspetos fundamentais da relação terapêutica em PC e PS

2.Modelo cognitivo-comportamental

a.Princípios gerais e conceitos fundamentais: dos modelos comportamentais aos modelos contextuais

b.Aspetos gerais da avaliação, conceptualização e intervenção

c.Campos de aplicação:dados da investigação

3.Modelo psicodinâmico

a.Princípios gerais e conceitos fundamentais: modelos freudiano e kleiniano

b.Aspetos gerais da avaliação, conceptualização e intervenção

c.Campos de aplicação:dados da investigação

4.Modelo sistémico

a.Princípios gerais e conceitos fundamentais: a sistémica e perspetiva construtivista

b.Aspetos gerais da avaliação, conceptualização e intervenção

c.Campos de aplicação:dados da investigação

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 100.0%

Bibliografia

- Relvas, A.P. (1999) Conversas com famílias. Discursos e perspectivas em terapia familiar. Porto: Afrontamento.

-Sexton, T. L., & Lebow, J. (Editors) (2016). Handbook of Family Therapy: The Science and Practice of Working with Families and Couples. NY:Routledge.

- Taylor, S. E. (2012). Health Psychology. New York: McGraw Hill.

- Tolin, D. F. (2016). Doing CBT: A comprehensive guide to working with behaviours, thoughts, and emotions. New York: Guiford.

- Tridon, A. (2006). Psychoanalysis: Its History, Theory and Practice. London: Kessinger Publishin

- Westbrook, D. Kennerley, H. & Kirk, J. (2010, 3ªed). An introduction to cognitive behaviour therapy: Skills and applications. Los Angeles: Sage

- White, C.A. (2001). Cognitive behavior therapy for chronic medical problems. Chichester: Wiley.