Psicologia Clínica e da Saúde
3
2023-2024
01018634
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável os alunos terem realizado previamente as UCs de História e Epistemologia da Psicologia e Psicopatologia.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será expositiva, interativa e de discussão, apresentando e discutindo exemplos práticos tanto em pequenos grupos como em grande grupo.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta uc consiste em promover a aquisição de conhecimentos que permitam compreender em que consiste a psicologia clínica e a psicologia da saúde, abordando as suas características, semelhanças e diferenças, bem como os diversos modelos associados a ambas as áreas.
Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos:
1) Distingam os campos de estudo e de atuação da Psicologia Clínica e da Psicologia da Saúde e as suas áreas de articulação.
2) Compreendam a relevância de ambas para a promoção da saúde e do bem-estar físico e psicológico
3) Conheçam diversos modelos teóricos e clínicos que podem ser utilizados na psicologia clínica e da saúde
4) Conheçam a relevância e campos de aplicação destes modelos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Módulo introdutório
a.História e evolução da Psicologia Clínica (PC) e da Psicologia da Saúde(PS); modelos de referência
b. Saúde, doença, bem-estar e satisfação com a vida; fatores que influenciam a saúde e o bem-estar
c. Campos de estudo e atuação em PC e PS: distinções/articulações
d. Aspetos fundamentais da relação terapêutica em PC e PS
2.Modelo cognitivo-comportamental
a.Princípios gerais e conceitos fundamentais: dos modelos comportamentais aos modelos contextuais
b.Aspetos gerais da avaliação, conceptualização e intervenção
c.Campos de aplicação:dados da investigação
3.Modelo psicodinâmico
a.Princípios gerais e conceitos fundamentais: modelos freudiano e kleiniano
b.Aspetos gerais da avaliação, conceptualização e intervenção
c.Campos de aplicação:dados da investigação
4.Modelo sistémico
a.Princípios gerais e conceitos fundamentais: a sistémica e perspetiva construtivista
b.Aspetos gerais da avaliação, conceptualização e intervenção
c.Campos de aplicação:dados da investigação
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 100.0%
Bibliografia
- Relvas, A.P. (1999) Conversas com famílias. Discursos e perspectivas em terapia familiar. Porto: Afrontamento.
-Sexton, T. L., & Lebow, J. (Editors) (2016). Handbook of Family Therapy: The Science and Practice of Working with Families and Couples. NY:Routledge.
- Taylor, S. E. (2012). Health Psychology. New York: McGraw Hill.
- Tolin, D. F. (2016). Doing CBT: A comprehensive guide to working with behaviours, thoughts, and emotions. New York: Guiford.
- Tridon, A. (2006). Psychoanalysis: Its History, Theory and Practice. London: Kessinger Publishin
- Westbrook, D. Kennerley, H. & Kirk, J. (2010, 3ªed). An introduction to cognitive behaviour therapy: Skills and applications. Los Angeles: Sage
- White, C.A. (2001). Cognitive behavior therapy for chronic medical problems. Chichester: Wiley.