Avaliação Psicológica: Comportamentos, Sintomas e Personalidade

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018623
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Avaliação Psicológica: Entrevistas, Observação, Testes; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Personalidade; Psicopatologia.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.

Aulas práticas: metodologias ativas com base em materiais concretos, tais como testes/inventários/questionários de comportamentos, sintomas e de personalidade; treino de competências de aplicação e cotação dos resultados de instrumentos através de exercícios realizados em pequenos grupos; trabalho de campo – aplicação e cotação de instrumentos.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o processo da Avaliação Psicológica (AP)  enquanto elemento distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos.

2. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ética/deontológica, relativas à adaptação, validação e uso de métodos/técnicas/instrumentos de AP e elaboração de Relatórios Psicológicos (RP).

3. Compreender objetivos, pressupostos teóricos e práticos, vantagens e limites específicos de cada uma das metodologias e técnicas de AP referidas nesta unidade curricular (testes, escalas, inventários/questionários de comportamentos, sintomas psicopatológicos e personalidade).

4. Desenvolver/adquirir conhecimentos e competências básicas para a utilização de instrumentos de AP de comportamentos, sintomas psicopatológicos e personalidade, com especial incidência em instrumentos aferidos para a população portuguesa, e apreender a complexidade da comunicação através dos RP.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelos, teorias e técnicas/instrumentos de avaliação de comportamentos, sintomas e personalidade. Dados psicométricos: Construção e Validação.

2. Avaliação de Comportamentos: Escalas/Questionários (Modelo ASEBA/CBCL/TRF/YSR, escalas de Conners).

3. Avaliação de Sintomas Psicopatológicos: Inventários/Questionários (STAI, STAI-C, RCMAS, FSSC-R, CDI/CDI-2, BDI-2, HADS, SCL-90-R/BSI).

4. Avaliação da Personalidade:

4.1 Inventários/questionários fatoriais (EPQ-R, 16 PF, NEO-PI-R; NEO-FFI).

4.2 Inventários/questionários clínicos (MCMI, MMPI-2/MMPI-2-RF, PAI).

4.3 Técnicas projectivas (TAT, CAT, CAT-H, RATC, Roberts 2, Desenho da família, Desenho da Figura Humana/rastreio emocional, Rorschach).

5. Comunicação de resultados: RP.

6. Questões éticas e deontológicas no processo de AP e elaboração de RP.

7. Heurísticas, erros e enviesamentos no comportamento de AP.

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rama Seabra Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Archer, R. P., & Smith, S. R. (Eds.) (2014). Personality assessment (2nd ed.). Taylor & Francis Group.

Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment (9th ed.). McGraw-Hill.

Geisinger, K.F. (Ed.) (2013). APA handbook of testing and assessment in psychology (Vol. I-IV). APA.

Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016).  Handbook of psychological assessment (6th ed.). Wiley.

Haynes, S.N., Smith, G.T., & Hunsley, J. (2019). Scientific foundations of clinical assessment (2nd ed.). Routledge.

Nichols, D. S. (2011). Essentials of MMPI-2 assessment (2nd ed.). New York: Wiley.

Schneider, W. J., Lichtenberger, E. O., Mather, N., & Kaufman, N. L. (2018). Essentials of assessment report writing (2nd Ed.). Wiley.

Weiner, I. B., & Greene, R. L. (2017). Handbook of personality assessment (2nd ed.). Wiley.