Psicologia da Linguagem

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018601
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

(1) Expositivo;(2) Prático (criação de um paradigma experimental em software especializado e relatório de enquadramento teórico).

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá poder responder às seguintes cinco questões, do ponto de vista da sua história no contexto da psicologia da linguagem, do estado da arte nesta disciplina, e dos métodos de investigação: 1.Que representações e processos permitem a perceção e produção dos sons de uma linguagem humana? 2.Que representações e processos cognitivos permitem a compreensão e produção da palavra isolada? 3.Que representações e processos cognitivos permitem a compreensão e produção de frases? 4.Quais as principais estruturas cerebrais implicadas na compreensão e produção de palavras e frases? 5. Quais as principais etapas na aquisição normativa da primeira língua? Após completar a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de diferenciar e relacionar a realização cognitiva dos três níveis do código linguístico -fonémico, lexical e sintático- conhecer as metodologias empregues no seu estudo, saber relacioná-los com as estruturas cerebrais que os suportam, e compreender o seu desenvolvimento.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A natureza da linguagem humana: noções introdutórias

2. Teorias e métodos no estudo da linguagem: introdução histórica

2.1 A linguística taxonómica e o vocabulário técnico da linguística contemporânea

2.2 A linguística gerativa e os conceitos fundadores da teoria sintáxica contemporânea

2.3 Relações entre linguística e psicolinguística

3.  Compreensão da linguagem

3.1  Teorias da percepção dos sons da fala

3.1.1 Métodos de investigação da perceção da fala [a desenvolver nas aulas práticas]

3.2  Teorias do léxico mental

3.2.1 Métodos de investigação do nível lexical da linguagem [a desenvolver nas aulas práticas]

3.3  Teorias do processo de análise sintáxica

3.4  Teorias da composição semântica do significado frásico.

3.5  A compreensão do discurso

4. Produção da Linguagem

5. Neuropsicologia da linguagem

6. Aquisição da Linguagem.

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Simões Gonçalves Leitão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Carroll, D. (2006). Psicologia del lenguaje. Madrid: International Thomson Editores.

Corballis, M. C. (2017). The truth about language. Auckland: Auckland University Press.

Dronkers, N. F., & Menn, L. (2015). Psycholinguistics: Introduction and applications. San Diego: Plural Publishing Inc.

Fernández, E., & Cairns, H. (2011). Fundamentals of psycholinguistics. Chichester: Wiley-Blackwell.

Friederici, A. D. (2017). Language in our brain: The origins of a uniquely human capacity. Cambridge, MA: MIT Press.

Hagoort, P (2019). Human language. Cambridge, MA: MIT Press.

Spapé, M., Steenbergen, H., & Verdonschot, R. (2014).The E-Primer: An introduction to creating psychological experiments in E-prime. Leiden: Leiden University Press.

Traxler, M (2011). Introduction to psycholinguistics. Chichester:Wiley-Blackwell.

Zubicaray, G, & Schiller, N. (Eds) (2019). The Oxford handbook of neurolinguistics. New York: OUP USA.