Avaliação Psicológica: Entrevistas, Observação, Testes
2
2022-2023
01018589
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos possuam conhecimentos básicos ao nível da Estatística e da Psicologia do Desenvolvimento.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Aulas práticas: metodologias ativas com base em materiais concretos, tais como guiões de entrevista, grelhas de observação e testes de inteligência; visionamento da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica em vídeo; treino de competências de aplicação e cotação dos resultados de testes através de exercícios realizados em pequenos grupos; trabalho de campo – aplicação e cotação de testes.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o programa/projeto da Avaliação Psicológica (AP) enquanto elemento específico e distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos.
2. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ética/deontológica, relativas à adaptação, validação e uso de métodos/técnicas/instrumentos de AP.
3. Compreender objetivos, pressupostos teóricos e práticos, vantagens e limites específicos de cada uma das metodologias e técnicas de AP referidas nesta unidade curricular (entrevista, observação direta e testes psicológicos).
4. Desenvolver competências básicas em entrevistas de avaliação e observação direta.
5. Adquirir conhecimentos básicos para a utilização de testes de inteligência, incluindo a respetiva base psicométrica.
6. Treinar competências na aplicação e cotação de testes de inteligência, com especial incidência em instrumentos aferidos para a população portuguesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Avaliação Psicológica (AP): definições; objetivos, fases do processo, linhas orientadoras. O modelo de teste de hipóteses. Características ou dimensões psicológicas que são objeto de avaliação.
2. História da Avaliação Psicológica. A Avaliação Psicológica em Portugal. Contextos de Avaliação Psicológica.
3. Modelos de Avaliação Psicológica (e.g., psicanalítico, cognitivo-comportamental, existencial, psicométrico).
4. Métodos de avaliação psicológica
4.1 Entrevistas (SCICA, PCL-R)
4.2 Observação direta (TOF, DOF, GATSB)
4.3 Testes
4.3.1 Utilização de testes para avaliar a inteligência
4.3.2 Estudo de testes e escalas de inteligência aferidos para a população portuguesa: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR); Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Escalas de Inteligência de Wechsler – WPPSI-R; WISC-III e WAIS-III.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Rama Seabra Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Resolução de problemas: 35.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). McGraw-Hill.
Geisinger, K. F. (Ed.-in-Chief), Bracken, B. A., et al. (Ass. Eds.) (2013). APA handbook of testing and assessment in Psychology (3 volumes). APA.
Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). John Wiley.
Morrison, J. (2016). The first interview (4th ed.). Guilford.
Saklofske, D. H., Reynolds, C. R., & Schwean, V. L. (Eds.) (2013). The Oxford handbook of child psychological assessment. OUP.
Salkind, N. J. (2013). Tests & measurement for people who (think they) hate tests & measurement (2nd ed.). Sage.
Sattler, J. (2008). Assessment of children: Cognitive foundations (5th ed.). Jerome Sattler, Publisher.
Suhr, J. A. (2015). Psychological assessment: A problem solving approach. Guilford.
Yoder, P. J., Lloyd, B. P., & Symons, F. J. (2018). Observational measurement of behavior (2nd. ed.). Paul Brookes Pub.