Avaliação Psicológica: Entrevistas, Observação, Testes

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018589
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos possuam conhecimentos básicos ao nível da Estatística e da Psicologia do Desenvolvimento.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou escrita a partir da apresentação de materiais audiovisuais.

Aulas práticas: metodologias ativas com base em materiais concretos, tais como guiões de entrevista, grelhas de observação e testes de inteligência; visionamento da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica em vídeo; treino de competências de aplicação e cotação dos resultados de testes através de exercícios realizados em pequenos grupos; trabalho de campo – aplicação e cotação de testes.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o programa/projeto da Avaliação Psicológica (AP) enquanto elemento específico e distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos.

2. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ética/deontológica, relativas à adaptação, validação e uso de métodos/técnicas/instrumentos de AP.

3. Compreender objetivos, pressupostos teóricos e práticos, vantagens e limites específicos de cada uma das metodologias e técnicas de AP referidas nesta unidade curricular (entrevista, observação direta e testes psicológicos).

4. Desenvolver competências básicas em entrevistas de avaliação e observação direta.

5. Adquirir conhecimentos básicos para a utilização de testes de inteligência, incluindo a respetiva base psicométrica.

6. Treinar competências na aplicação e cotação de testes de inteligência, com especial incidência em instrumentos aferidos para a população portuguesa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Avaliação Psicológica (AP): definições; objetivos, fases do processo, linhas orientadoras. O modelo de teste de hipóteses. Características ou dimensões psicológicas que são objeto de avaliação.

2. História da Avaliação Psicológica. A Avaliação Psicológica em Portugal. Contextos de Avaliação Psicológica.

3. Modelos de Avaliação Psicológica (e.g., psicanalítico, cognitivo-comportamental, existencial, psicométrico).

4. Métodos de avaliação psicológica

4.1 Entrevistas (SCICA, PCL-R)

4.2 Observação direta (TOF, DOF, GATSB)

4.3 Testes

4.3.1 Utilização de testes para avaliar a inteligência

4.3.2 Estudo de testes e escalas de inteligência aferidos para a população portuguesa: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR); Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Escalas de Inteligência de Wechsler – WPPSI-R; WISC-III e WAIS-III. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rama Seabra Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Resolução de problemas: 35.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). McGraw-Hill.

Geisinger, K. F. (Ed.-in-Chief), Bracken, B. A., et al. (Ass. Eds.)  (2013). APA handbook of testing and assessment in Psychology (3 volumes). APA.

Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016).  Handbook of psychological assessment (6th ed.). John Wiley.

Morrison, J. (2016). The first interview (4th ed.). Guilford.

Saklofske, D. H., Reynolds, C. R., & Schwean, V. L. (Eds.) (2013). The Oxford handbook of child psychological assessment. OUP.

Salkind, N. J. (2013). Tests & measurement for people who (think they) hate tests & measurement (2nd ed.). Sage.

Sattler, J. (2008). Assessment of children: Cognitive foundations (5th ed.). Jerome Sattler, Publisher.

Suhr, J. A. (2015). Psychological assessment: A problem solving approach. Guilford.

Yoder, P. J., Lloyd, B. P., & Symons, F. J. (2018). Observational measurement of behavior (2nd. ed.). Paul Brookes Pub.