Psicologia Social
2
2023-2024
01018578
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são exigidos conhecimentos de base específicos, para além das competências habituais exigidas aos alunos aos níveis da leitura (línguas portuguesa e inglesa) e da escrita.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas interactivas com análise crítica de investigações paradigmáticas.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Psicologia Social tem como objetivo contribuir para um conhecimento aprofundado das áreas substantivas da psicologia social, desenvolvendo capacidades de problematização e de reflexão teórico-epistemológica.
Resultados de aprendizagem
Pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos estejam em condições de:
1) identificar, descrever de modo preciso e sucinto e avaliar criticamente os principais sistemas e modelos teóricos, conteúdos empíricos e métodos de investigação da psicologia social;
2) estabelecer as implicações relevantes para a intervenção psicológica/social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1 Introdução à Psicologia Social
1.1 História e sistemas teóricos
1.2 Relações intra- e interdisciplinares
1.3 Métodos e técnicas de investigação
2 Processos pessoais e interpessoais
2.1 Cognição e pensamento social
2.1.1 Representações do conhecimento social
2.1.2 Atitudes, mudança de atitudes e persuasão
2.1.3 Valores, ideologias e sistemas de atitudes
2.1.4 Perceção das pessoas e processos de atribuição causal
2.2 Self e relações interpessoais
2.2.1 Self e estratégias de auto-apresentação
2.2.2 Motivação e regulação social das emoções
2.2.3 Comunicação interpessoal
2.2.4 Atração e relações interpessoais íntimas
2.2.5 Agressão e altruísmo
3 Processos grupais e intergrupais
3.1 Comunicação e influência social em pequenos grupos
3.2 Coesão, conflito e desenvolvimento grupais
3.3 Produtividade e tomada de decisão em grupo
3.4 Poder e liderança
4. Problemáticas de aplicação.
Docente(s) responsável(eis)
Lisete Santos Mendes Mónico
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2015). Social psychology (9th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson.
Baumeister, R. F. (Ed.) (1999), The self in social psychology. Cleveland, OH: Psychology Press.
Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.) (2010). Handbook of social psychology (5th ed., 2 Vols.).
Forsyth, D. R. (2019). Group dynamics (7th ed.). Boston, MA: Cengage.
Hewstone, M., & Brewer, M. (Eds.) (2001). Blackwell handbook of social psychology (4 Vols.). London: Blackwell. Hoboken, NJ: Wiley.
Higgins, E. T., & Kruglanski, A. W. (Eds.) (2007). Social psychology: Handbook of basic principles (2nd ed.). New York: Guilford Press.
Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2014). The handbook of research methods in social and personality psychology (2nd ed.). Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Vala, J., & Monteiro, M. B. (Eds.) (2013). Psicologia Social (9a ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.