Psicologia Social

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018578
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são exigidos conhecimentos de base específicos, para além das competências habituais exigidas aos alunos aos níveis da leitura (línguas portuguesa e inglesa) e da escrita.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas interactivas com análise crítica de investigações paradigmáticas. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Psicologia Social tem como objetivo contribuir para um conhecimento aprofundado das áreas substantivas da psicologia social, desenvolvendo capacidades de problematização e de reflexão teórico-epistemológica.

Resultados de aprendizagem

Pretende-se que, no final da unidade curricular, os alunos estejam em condições de:

1) identificar, descrever de modo preciso e sucinto e avaliar criticamente os principais sistemas e modelos teóricos, conteúdos empíricos e métodos de investigação da psicologia social;

2) estabelecer as implicações relevantes para a intervenção psicológica/social.

Estágio(s)

Não

Programa

1  Introdução à Psicologia Social

   1.1  História e sistemas teóricos

   1.2  Relações intra- e interdisciplinares

   1.3  Métodos e técnicas de investigação

2  Processos pessoais e interpessoais

   2.1  Cognição e pensamento social

       2.1.1  Representações do conhecimento social

       2.1.2  Atitudes, mudança de atitudes e persuasão

       2.1.3  Valores, ideologias e sistemas de atitudes

       2.1.4  Perceção das pessoas e processos de atribuição causal

   2.2  Self e relações interpessoais

      2.2.1  Self e estratégias de auto-apresentação

      2.2.2  Motivação e regulação social das emoções

      2.2.3  Comunicação interpessoal

      2.2.4  Atração e relações interpessoais íntimas

      2.2.5  Agressão e altruísmo

3 Processos grupais e intergrupais

  3.1 Comunicação e influência social em pequenos grupos

  3.2 Coesão, conflito e desenvolvimento grupais

  3.3 Produtividade e tomada de decisão em grupo

  3.4 Poder e liderança

4. Problemáticas de aplicação.

Docente(s) responsável(eis)

Lisete Santos Mendes Mónico

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2015). Social psychology (9th ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson.

Baumeister, R. F. (Ed.) (1999), The self in social psychology. Cleveland, OH: Psychology Press.

Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.) (2010). Handbook of social psychology (5th ed., 2 Vols.).

Forsyth, D. R. (2019). Group dynamics (7th ed.). Boston, MA: Cengage.

Hewstone, M., & Brewer, M. (Eds.) (2001). Blackwell handbook of social psychology (4 Vols.). London: Blackwell. Hoboken, NJ: Wiley.

Higgins, E. T., & Kruglanski, A. W. (Eds.) (2007). Social psychology: Handbook of basic principles (2nd ed.). New York: Guilford Press.

Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2014). The handbook of research methods in social and personality psychology (2nd ed.). Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Vala, J., & Monteiro, M. B. (Eds.) (2013). Psicologia Social (9a ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.