Sistemas de Memória
1
2023-2024
01018567
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, exercícios práticos e redacção de um relatório sobre um desses exercícios práticos (trabalho individual).
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1. Conhecer diferentes subsistemas de memória não cognitiva (sistema de acção)
1.1 Saber como se adquirem respostas de antecipação a eventos que se repetem
1.2 Conhecer como se aprendem respostas mediante as suas consequências
2. Conhecer as características de diferentes sistemas de memória cognitiva ou de representação cognitiva
2.1 Saber como se recorda o conhecimento
2.2 Conhecer como se recordam experiências
Resultados de aprendizagem:
Conhecimento de conceitos básicos e de diversas abordagens da psicologia experimental e cognitiva da memória
Desenvolvimento de uma compreensão integrada dos processos envolvidos nos sistema mnésicos de acção (memória não cognitiva) e de representação cognitiva (memória cognitiva)
Estágio(s)
NãoPrograma
AULAS TEÓRICAS
Noção de sistema mnésico
1. Memória não cognitiva (aquisição de respostas)
1.1 Aprendizagem não associativa
1.2. Aprendizagem de respostas de antecipação a eventos repetidos: condicionamento clássico (e.g., indirecto, generalização)
1.3 Aprendizagem de comportamentos mediante consequências de respostas: condicionamento operante (programas de reforço; comportamento de escolha)
1.4 Esquecimento (e.g., extinção; interferência)
2. Memória cognitiva (recordação de experiências/conhecimento)
2.1 Memória Primária
2.1.1 Memória a curto prazo
2.1.2 Memória de trabalho
2.2 Memória Secundária/longo prazo
2.2.1 Sistema de Representações Perceptivas (Priming)
2.2.2 Memória semântica
2.2.3 Memória episódica (retrospectiva e prospectiva)
2.3 Esquecimento (e.g., interferência; inibição)
AULAS PRÁTICAS
Trabalhos práticos sobre memória não cognitiva (e.g., técnica de supressão condicional; cálculo de contingências; programas de reforço) e cognitiva (e.g., efeitos seriais; paradigma DRM).
Docente(s) responsável(eis)
Maria Salomé Ferreira Estima Pinho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Um relatório escrito sobre um trabalho laboratorial : 25.0%
Frequência: 75.0%
Bibliografia
Anderson, J. R. (2000). Learning and memory: An integrated approach (2nd edition). Danvers. MA: Wiley.
Baddeley, A., Eysenck, M. W., &, Anderson, M. C., (2014). Memory (2nd Edition). Hove: Psychology Press.
Dudai, Y. (2002) Memory from A to Z: Keywords, concepts and beyond. Oxford: Oxford University Press.
Frieman, J. (2001). Learning and adaptive behavior. Belmont, CA: Wadsworth.
Neath, I., & Surprenant, A. M. (2003). Human memory: An introduction to research, data, and theory (2nd edition). London: Thomson/Wadsworth.
Otani, H., & Schwartz, B. L. (2019). Handbook of research methods in human memory. New York: Routledge.
Surprenant, A, & Neath, I. (2009). Principles of memory. Hove: Psychology Press.
Tulving, E., & Craik, F. I. M. (2005). The Oxford handbook of memory. Oxford: Oxford University Press.