Psicologia do Desenvolvimento
1
2023-2024
01018556
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;
- Recurso a documentos filmados;
- Trabalho de grupo;
- Discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a perspetiva life-span do Desenvolvimento Humano (da concepção à morte)
- Conhecer as principais metodologias de investigação na Psicologia do Desenvolvimento
- Conceptualizar o desenvolvimento humano como um processo multidimensional: cognitivo, emocional, psicossocial e moral
- Fundamentar uma perspetiva ecológica do desenvolvimento humano
- Conhecer modelos teóricos explicativos do funcionamento das diferentes dimensões do desenvolvimento humano
- Identificar os períodos do desenvolvimento humano: período gestacional, infância, adolescência, adultez emergente, adultez (jovem adulto, adulto, idoso)
- Identificar, numa perspetiva multidimensional, as principais mudanças desenvolvimentais que ocorrem ao longo dos diferentes períodos de desenvolvimento
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Conceito de desenvolvimento humano–definição, abordagem da life-span e perspetiva ecológica
2.Metodologias de investigação em psicologia do desenvolvimento
3.Desenvolvimento na infância e adolescência
3.1Vinculação
3.2Temperamento(Thomas & Chess;Kagan;Rothbart)
3.3Percurso do estudo científico da adolescência
3.4Desenv. físico
3.5Desenv. cognitivo: teoria da mente;desenvolvimento operatório
3.6Desenv. psicossocial(Erikson;Marcia)
3.7Desenv. moral(Piaget;Kolhberg)
4.Desenvolvimento no Jovem Adulto,Adulto e Idoso
4.1Adulto Emergente(Arnett)
4.2Desenv. físico
4.3Desenv. cognitivo (Pós-formal-Arlin,Labouvie-Vief;Desenv. para toda a vida-Schaie;Discernimento e Conhecimento Prático-Sternberg)
4.4Desenv. moral (Kohlberg;Gilligan)
4.5Desenv. psicossocial: Modelos de traço(Costa & McCrae);Tipológicos(Block);de Crises Normativas(Erikson,Levinson);de Sequência de Eventos(Neugarten)
4.6 Sabedoria
4.7 Envelhecimento bem-sucedido(Atchley,Baltes);morte e espiritualidade(eg,Frankl).
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Exame: 80.0%
Bibliografia
Alves,P (2011).Sabedoria:Definição,Multidimensionalidade e Avaliação.Lisboa:Inst.Piaget.
Arnett, JJ, (Ed)(2015).Oxford handbook of emerging adulthood.NY:Oxford Univ.Press.
Cavanaugh,J & Blanchard-Fields,F (2018).Adult development and aging(8thEd).Belmont:Wadsworth.
Lerner & L. Steinberg (2009). Handbook of Adolescent Psychology. NJ: John Wiley & Sons.
Oliveira,A (Coord.)(2013).Promoting conscious and active learning and aging. Coimbra:Impr. Univ. de Coimbra
Papalia,D, & Olds,S (2013).Desenvolvimento Humano (12ªEd.). SP: McGraw-Hill.(trad.)
Robinson,O, & Stell,A (2015).Later-life crisis:Towards a holistic model. Journal of Adult Development,22,38–49
Smith, P. K., Cowie, H., & Blades, M. (2015). Understanding Children's Development., 6th ed., John Wiley & Sons.
Soares, I. (2007). Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento. Teoria e avaliação. Braga: Psiquilíbrios.
Wink,P & Staudinger, U.(2016).Wisdom and psychosocial functioning in later life. Journal of Personality,84,306–318.