Psicologia do Desenvolvimento

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018556
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;

- Recurso a documentos filmados;

- Trabalho de grupo;

- Discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

- Compreender a perspetiva life-span do Desenvolvimento Humano (da concepção à morte)

- Conhecer as principais metodologias de investigação na Psicologia do Desenvolvimento

- Conceptualizar o desenvolvimento humano como um processo multidimensional: cognitivo, emocional, psicossocial e moral

- Fundamentar uma perspetiva ecológica do desenvolvimento humano     

- Conhecer modelos teóricos explicativos do funcionamento das diferentes dimensões do desenvolvimento humano

- Identificar os períodos do desenvolvimento humano: período gestacional, infância, adolescência, adultez emergente, adultez (jovem adulto, adulto, idoso)

- Identificar, numa perspetiva multidimensional, as principais mudanças desenvolvimentais que ocorrem ao longo dos diferentes períodos de desenvolvimento

Estágio(s)

Não

Programa

1.Conceito de desenvolvimento humano–definição, abordagem da life-span e perspetiva ecológica

2.Metodologias de investigação em psicologia do desenvolvimento

3.Desenvolvimento na infância e adolescência

3.1Vinculação

3.2Temperamento(Thomas & Chess;Kagan;Rothbart)

3.3Percurso do estudo científico da adolescência

3.4Desenv. físico

3.5Desenv. cognitivo: teoria da mente;desenvolvimento operatório

3.6Desenv. psicossocial(Erikson;Marcia)               

3.7Desenv. moral(Piaget;Kolhberg)

4.Desenvolvimento no Jovem Adulto,Adulto e Idoso

4.1Adulto Emergente(Arnett)

4.2Desenv. físico

4.3Desenv. cognitivo (Pós-formal-Arlin,Labouvie-Vief;Desenv. para toda a vida-Schaie;Discernimento e Conhecimento Prático-Sternberg)

4.4Desenv. moral (Kohlberg;Gilligan)

4.5Desenv. psicossocial: Modelos de traço(Costa & McCrae);Tipológicos(Block);de Crises Normativas(Erikson,Levinson);de Sequência de Eventos(Neugarten)

4.6 Sabedoria

4.7 Envelhecimento bem-sucedido(Atchley,Baltes);morte e espiritualidade(eg,Frankl).

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

Alves,P (2011).Sabedoria:Definição,Multidimensionalidade e Avaliação.Lisboa:Inst.Piaget.

Arnett, JJ, (Ed)(2015).Oxford handbook of emerging adulthood.NY:Oxford Univ.Press.

Cavanaugh,J & Blanchard-Fields,F (2018).Adult development and aging(8thEd).Belmont:Wadsworth.

Lerner & L. Steinberg (2009). Handbook of Adolescent Psychology. NJ: John Wiley & Sons.

Oliveira,A (Coord.)(2013).Promoting conscious and active learning and aging. Coimbra:Impr. Univ. de Coimbra

Papalia,D, & Olds,S (2013).Desenvolvimento Humano (12ªEd.). SP: McGraw-Hill.(trad.)

Robinson,O, & Stell,A (2015).Later-life crisis:Towards a holistic model. Journal of Adult Development,22,38–49

Smith, P. K., Cowie, H., & Blades, M. (2015). Understanding Children's Development., 6th ed., John Wiley & Sons.

Soares, I. (2007). Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento. Teoria e avaliação. Braga: Psiquilíbrios.

Wink,P & Staudinger, U.(2016).Wisdom and psychosocial functioning in later life. Journal of Personality,84,306–318.