Métodos Estatísticos: Fundamentos

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018533
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio dos conhecimentos adquiridos no âmbito dos currículos relativos das disciplinas de Matemática A, B, ou de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) lecionadas no Ensino Secundário. Conhecimento da língua portuguesa: Utilizador Independente (B1).

Métodos de Ensino

Para possibiltar a aprendizagem dos estudantes usam-se tanto abordagens centradas no professor como as centradas nos alunos. No ensino teórico usa-se predominentemente o método expositivo complementado, quando apropriado, pelo recurso a apresentações multimedia (e.g., videos, imagens, apps estatísticas). Nas aulas PL recorre-se à demonstração e a métodos ativos apelando ao trabalho colaborativo dos estudantes (díades/tríades).  

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular apresenta os conceitos fundamentais da análise estatística nas ciências sociais e do comportamento e, além disso, introduz as ideias relacionadas com a reforma dos métodos de análise de dados nas ciências sociais. Especificamente visa contribuir para o desenvolvimento de três competências-chave: raciocínio estatístico (conceitos, linguagem, visão crítica), persistência (resiliência perante as dificuldades e desejo de continuar a aplicar a estatística ao longo da vida) e o desenvolvimento de atitudes positivas a respeito da análise de dados (valor e utilidade da estatística). Os estudantes aprendem a descrever e a explorar os dados e a ir além dos testes de significância estatística apreciando o valor complementar de produzir estimativas dos efeitos e intervalos de confiança. Adquirem ainda competências práticas de análise de dados, nomeadamente, usando ferramentas informáticas de referência (e.g., SPSS).

Estágio(s)

Não

Programa

1. Métodos Estatísticos em Psicologia: Aspetos e Conceitos Fundamentais da Investigação Quantitativa

2. Descrição dos dados: Análise Exploratória de Dados, Tabelas de Frequências e Representações Gráficas

3. Fazendo Sentido dos Dados: Medidas de Tendência Central e de Variabilidade

4. Scores z, Distribuição Normal e Probabilidade

5. Extraindo Conclusões dos Dados: Amostragem, Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses Estatísticas

7. Testes t para Uma e Duas Amostras Independentes e Dependentes

8. Comparar Três ou mais Grupos de Médias Independentes (ANOVA uni-fatorial)

9. Comparações Múltiplas: Lógica, Computação e Interpretação

9. Identificar Padrões nos Dados: Correlação Linear Simples

10. Realizar Previsões: Regressão Linear Simples

11. Poder Estatístico e Tamanho do Efeito.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Tomás Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Cohen, B. (2008). Explaining psychological statistics. Hoboken, NJ: Wiley.

Cumming, G. & Calin-Jagman, R (2017). Introduction to the new statistics. Estimation, Open Science, and Beyond. New York, NY: Routledge.

Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS. London: SAGE.

Guéguen, N. (1999). Manual de estatística para psicólogos. Lisboa: CLIMEPSI.

Howell, D. (2002). Statistical methods for psychology. Belmont, CA: Duxbury Press.

Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Understanding statistics in psychology. Harlow, UK: Pearson.

Kline, R. (2013). Beyond significance testing: Statistics reform in the behavioral sciences. Washington, DC: APA.

Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber: Pêro Pinheiro.

Norusis, M. (2012). IBM SPSS Statistics 19 Guide to Data Analysis. Upper Saddle River, NJ: Pearson.

Pallant, J. (2016). SPSS Survival Manual: A Step by Step Guide to Data Analysis Using IBM SPSS. London: Open University Press.