Empreendedorismo
3
2023-2024
01018374
Competências transversais
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Sendo uma disciplina de introdução ao empreendedorismo não requer competências técnicas especializadas.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas combinando exposição oral para transmissão de conhecimentos com aprendizagem pelo fazer. Os conteúdos são abordados de forma prática e interativa, com base em estudos de caso e desafios que são colocados aos alunos. Destaca-se também o desenvolvimento de um projeto/trabalho prático em grupo.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objetivos gerais estimular o espírito de iniciativa, promover o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação, e familiarizar os futuros profissionais com a realidade do ambiente de negócios na área da engenharia civil.
Especificamente pretende-se que os/as alunos/as adquiram e consolidem conhecimentos sobre formulação de de modelos de negócio, formas de criação e de apresentação de propostas de valor para o cliente, análise de mercado e de tendências, e gestão de projetos inovadores, e saibam empregar metodologias e ferramentas adequadas a cada propósito.
No final da disciplina os/as alunos/as deverão ser capazes de i) identificar e criar oportunidades para o empreendedorismo e a inovação, ii) empreender a transformação de uma vaga ideia de negócio numa realidade concreta e de iii) liderar e gerir a inovação e mudança em empresas/instituições.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
- Importância do empreendedorismo e da inovação
- Conceitos fundamentais
- Tipos de empreendedorismo
- Caracterização dos empreendedores e realização pessoal
- Panorama da inovação na engenharia civil
Fontes e Oportunidades para o Empreendedorismo
- Ferramentas de criatividade e geração de ideias
- Inovação tecnológica
Criação de valor para o cliente/utilizador
- Necessidades de mercado
- Segmentação de mercado
- Proposta de Valor
Modelos de Negócio
- Conceitos fundamentais e ferramentas de análise
- Tipologias de modelos de negócio
O processo de exploração e validação
- Metodologia lean startup
- Processo e ferramentas de teste
- Análise preliminar de viabilidade
- Rentabilidade e escalabilidade
Ambiente de Negócios
- Posicionamento estratégico
- Vantagens competitivas
- Estratégia “Oceano Azul”
- Análise competitiva e de cadeia de valor
Gestão da Inovação
- Gestão de projetos IDI
- Gestão da mudança
- Criação de organizações inovadoras.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Exame: 40.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
[1] Saraiva, P.M. (2015). Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
[2] Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Hoboken.