Empreendedorismo

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01018374
Área Científica
Competências transversais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sendo uma disciplina de introdução ao empreendedorismo não requer competências técnicas especializadas.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas combinando exposição oral para transmissão de conhecimentos com aprendizagem pelo fazer. Os conteúdos são abordados de forma prática e interativa, com base em estudos de caso e desafios que são colocados aos alunos. Destaca-se também o desenvolvimento de um projeto/trabalho prático em grupo.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivos gerais estimular o espírito de iniciativa, promover o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação, e familiarizar os futuros profissionais com a realidade do ambiente de negócios na área da engenharia civil.

Especificamente pretende-se que os/as alunos/as adquiram e consolidem conhecimentos sobre formulação de de modelos de negócio, formas de criação e de apresentação de propostas de valor para o cliente, análise de mercado e de tendências, e gestão de projetos inovadores, e saibam empregar metodologias e ferramentas adequadas a cada propósito.

No final da disciplina os/as alunos/as deverão ser capazes de i) identificar e criar oportunidades para o empreendedorismo e a inovação, ii) empreender a transformação de uma vaga ideia de negócio numa realidade concreta e de iii) liderar e gerir a inovação e mudança em empresas/instituições.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

- Importância do empreendedorismo e da inovação

- Conceitos fundamentais

- Tipos de empreendedorismo

- Caracterização dos empreendedores e realização pessoal

- Panorama da inovação na engenharia civil

Fontes e Oportunidades para o Empreendedorismo

- Ferramentas de criatividade e geração de ideias

- Inovação tecnológica

Criação de valor para o cliente/utilizador

- Necessidades de mercado

- Segmentação de mercado

- Proposta de Valor

Modelos de Negócio

- Conceitos fundamentais e ferramentas de análise

- Tipologias de modelos de negócio

O processo de exploração e validação

- Metodologia lean startup

- Processo e ferramentas de teste

- Análise preliminar de viabilidade

- Rentabilidade e escalabilidade

Ambiente de Negócios

- Posicionamento estratégico

- Vantagens competitivas

- Estratégia “Oceano Azul”

- Análise competitiva e de cadeia de valor

Gestão da Inovação

- Gestão de projetos IDI

- Gestão da mudança

- Criação de organizações inovadoras.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Alberto Proença Simões da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Exame: 40.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

[1] Saraiva, P.M. (2015). Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.

[2] Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Hoboken.