Projeto Integrador

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01018352
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Materiais de Construção; Mecânica II; Resistência dos Materiais, Análise de Estruturas; Planeamento Regional e Urbano; Transportes;  Geologia de Engenharia; Mecânica dos Solos; Hidráulica; Hidrologia.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino adquirem natureza prática, envolvendo orientação do tipo tutorial, com acompanhamento e supervisão dos trabalhos de modelação computacional e ensaios laboratoriais. Os grupos de trabalho terão oportunidade de, seguindo uma escala semanal, realizarem trabalhos inserido nas diferentes áreas científicas constituintes da Eng. Civil. Ao longo do desenrolar da UC, todos os grupos terão contacto com todas as áreas científicas. De modo a garantir um desenvolvimento contínuo do trabalho durante as aulas, os alunos devem efetuar entregas periódicas dos relatórios dos trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo global promover a interdisciplinaridade e a contextualização dos temas/assuntos abordados durante o curso da Licenciatura em Engenharia Civil.

Em termos mais específicos:

i) Promover a utilização de conhecimentos teóricos para resolver problemas práticos, aproximando o conhecimento obtido em sala de aula da atividade profissional no âmbito da engenharia civil.

ii) Promover a ligação entre os conteúdos estudados ao longo do curso, abordando temas que se complementam, de modo a promover a formação integral do estudante.

iii) Desenvolver competências de organização e colaboração no âmbito de trabalhos multidisciplinares.

iv) Desenvolvimento de projeto que compreenda as várias fases que ocorrem na pratica corrente.

v) Incentivar a criatividade, o espírito crítico, a autonomia, bem como o espírito de iniciativa e de inovação.

vi) Promover o trabalho em equipa e a competição sadia(não concordo com esta parte AD) entre os diversos grupos.

Estágio(s)

Não

Programa

Fases e peças de um projeto de Engenharia Civil.

Análise, em grupos de trabalho, de problemas específicos relacionados com a Engenharia Civil através das perspetivas das diferentes áreas científicas. Os problemas em análise poderão envolver a proposta de soluções técnicas alternativas, e requerer a realização de ensaios laboratoriais, apoiados com modelação computacional e emissão de um relatório escrito.

Escolhido um objeto de estudo concreto, os estudantes farão a sua análise integrando desejavelmente conhecimentos de várias áreas da engenharia. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

A bibliografia deverá ser definida caso a caso.

Bibliography will depend on the specific project developed.