Transportes e Mobilidade Sustentável

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018348
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Prevendo-se uma estrutura composta por aulas teórico práticas, cada aula terá exposição da matéria essencial ao desenvolvimento de cada estágio dos trabalhos propostos, à qual se seguirá a realização de exercícios práticos e/ou a análise de estudos de caso, sendo os alunos chamados a ter um papel interventivo e colaborativo através da apresentação de diagnósticos e propostas. 

Resultados de Aprendizagem

Explicar e desenvolver a importância da articulação entre políticas de Planeamento dos Transportes e políticas de Desenvolvimento Urbano Sustentável (economicamente, socialmente, ambientalmente e institucionalmente).

Fomentar o estudo e a aplicação dos principais conceitos e métodos que permitem demonstrar que é através desta articulação que se promove a gestão sustentável da mobilidade urbana. Esta demonstração deverá ser baseada em ciência reconhecida e em exemplos práticos ou benchmarking.

Desenvolver nos alunos o raciocínio crítico centrado em preocupações de sustentabilidade.

Garantir a aquisição de competências no diagnóstico e na programação da mobilidade urbana sustentável, através da análise de projetos e da realização de exercícios práticos. 

Estágio(s)

Não

Programa

Capítulo 1 - A Mobilidade Urbana: Introdução

Capítulo 2 - Definição de políticas eficientes e sustentáveis de transportes

Capítulo 3 - Princípios, instrumentos e métodos de caracterização e diagnóstico do sistema rodoviário de transportes e do território correspondente.

Capítulo 4 – Caracterização da oferta e da procura e modelos de estimação da procura de modos de transporte sustentáveis.

Capítulo 5 – Princípios Gerais de Organização dos Sistemas de Transportes.

Docente(s) responsável(eis)

Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

[1] L Schiller, Preston, Kenworthy, Jeffrey R (2018) An Introduction to Sustainable Transportation: Policy, Planning and Implementation. Routledge.

[2] Knoflacher, Herman and Ocalir-Akunal, Ebru V. (2017) Engineering Tools and Solutions for Sustainable Transportation Planning. Series: Advances in Civil and Industrial Engineering. IGI Global.

[3] United Nations (2013) Planning and design for sustainable urban mobility - global report on human settlements. Earthscan from Routledge.

[4] Black, William R. (2010) Sustainable Transportation – Problems and Solutions. Guilford Press

[5] van Nunen, Jo; Huijbregts, Paul; Rietveld, Piet (Eds.) (2010) Transitions Towards Sustainable Mobility. New Solutions and Approaches for Sustainable Transport Systems. Springer.

[6] CCDRN (2008) Manual de Planeamento das Acessibilidades e da Gestão Viária.

[7] IMT, Mobilidade e Transportes. Documentos de Referência e Coleção de Brochuras Técnicas.