Mecânica dos Solos

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01018315
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Geologia da Engenharia, Conceitos fundamentais de estado de tensão e de modelos de comportamento de materiais, Conceitos de Carga Hidráulica em Líquidos e Lei de Darcy.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.

Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam alguns exercícios de aplicação prática, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.

Aulas laboratoriais com execução/observação de ensaios relevantes. 

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos os principais conceitos, princípios e teorias que permitem explicar, compreender e prever o comportamento hidráulico e mecânico dos maciços terrosos, quer naturais quer de aterros, sob as ações impostas pelas estruturas que sobre eles ou no seu interior se pretende construir. Assim, partindo do conhecimento previamente adquirido sobre o estado físico e o comportamento de diferentes tipos de solos, esta UC oferece o conhecimento necessário ao dimensionamento de vários tipos de obras geotécnicas, a desenvolver na UC subsequente.

A UC pretende ainda promover a aquisição de competências em análise e síntese, comunicação escrita, resolução de problemas não convencionais, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estado de tensão em repouso

Conceito de tensão em meios particulados; princípio da tensão efetiva; avaliação das tensões em repouso.

2. Água nos solos. Percolação

Escoamentos unidimensionais; avaliação da permeabilidade; escoamentos bidimensionais; instabilidade de origem hidráulica; anisotropia de permeabilidade; capilaridade

3. Compressibilidade e consolidação

Estratos confinados; ensaio edométrico; assentamentos por consolidação primária; teoria de consolidação unidimensional de Terzaghi; consolidação secundária; aceleração da consolidação

4. Tensões e deformações elásticas

Formulação do problema; modelos de comportamento de solos; soluções elásticas para cargas aplicadas à superfície; cálculo das deformações; assentamento à superfície

5. Resistência ao corte

Rotural pontual e global; comportamento de areias e argilas; modelo de Mohr-Coulomb; parâmetros de resistência ao corte (tensões efetivas e totais); rotura a curto e longo prazo; avaliação experimental da resistência. 

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Alexandre Lopes Figueiredo Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

• Matos Fernandes, M. (2006) – Mecânica dos Solos – Conceitos e Princípios Fundamentais, Vol. I, Edições FEUP.

• Lemos, L. L. (2002) – Apontamentos de Mecânica dos Solos, DEC-FCTUC.

• Das, B. M. (2000) - Fundamentals of Geotechnical Engineering, Brooks/Cole.

• Coelho, P.A.L.F., Almeida e Sousa, J. e Marques, F.E.R. (2007) – Diapositivos das aulas teóricas de Mecânica dos Solos I, DEC-FCTUC.