Hidráulica II

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01018284
Área Científica
Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de álgebra, análise matemática, métodos numéricos, física geral e mecânica de fluidos.

Métodos de Ensino

Apresentação dos conceitos e desenvolvimento das expressões nas Aulas Teóricas que permitem aos alunos resolver os exercícios de aplicação ou eventuais trabalhos nas aulas Práticas (Teórico-Práticas). O aluno é, tanto quanto possível, considerado elemento ativo no processo de aprendizagem. Para além da bibliografia da disciplina e de alguns elementos de estudo, são adicionalmente disponibilizadas folhas de enunciados de exercícios e formulários úteis para a resolução dos problemas práticos.

Resultados de Aprendizagem

Formação adequada de base em Hidráulica, no domínio dos escoamentos com superfície livre e áreas complementares ou afins, necessária ao exercício corrente da profissão, que possibilite a assimilação dos conceitos base da área científica e a identificação, compreensão e resolução dos problemas hidráulicos mais comuns. Aprendizagem das matérias relativas aos escoamentos em canal em regime uniforme, regimes gradualmente e rapidamente variados, ressalto hidráulico e suas principais aplicações, escoamentos através de orifícios e descarregadores, bem como às medições hidráulicas mais comuns, tais como medições de nível, de pressão, de velocidade e de caudal. Desenvolvimento da capacidade de analisar os fenómenos físicos e de aplicar os modelos conceptuais através da resolução de problemas de aplicação a casos concretos, reforçando a capacidade de interpretação, conceção e análise, o espírito crítico relativamente às aproximações envolvidas, e a comunicação e aprendizagem independente.

Estágio(s)

Não

Programa

Escoamentos com superfície livre

Escoamentos uniformes. Energia específica e controlo do escoamento. Escoamentos permanentes gradualmente e rapidamente variados. Andamento qualitativo do regolfo em canais prismáticos. Cálculo do regolfo. Ressalto hidráulico e suas principais aplicações. Referência a alguns tópicos mais avançados.

Orifícios e descarregadores

Orifícios de parede delgada e de parede espessa. Bocais. Orifícios submersos. Aberturas reguladas por comportas. Descarregadores de soleira delgada e descarregadores de soleira espessa.

Medições hidráulicas

Medições hidráulicas mais comuns. Medições de nível, de pressão, de velocidade e de caudal. Dispositivos mais frequentemente utilizados em medições hidráulicas.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Abreu Freire Diogo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Quintela, A. C. (2002), “Hidráulica”, 8ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Lencastre, A. (1996), “Hidráulica Geral”, Lisboa.

Manzanares, A. A. (1980), “Hidráulica Geral II-Escoamentos líquidos”, Técnica, AEIST, Lisboa.

Novais-Barbosa, J. (1985), “Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral”, Vol. 1, Porto Editora.

Novais-Barbosa, J. (1986), “Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral”, Vol. 2, Porto Editora.

Pimenta, C. F., (1977), “Curso de Hidráulica Geral”, 3ª Edição, Vol. 1, São Paulo.

Finnemore, E. J. and Franzini, J. B. (2002), “Fluid Mechanics with Engineering Applications”, 10th Edition – International Edition, McGraw-Hill Higher Education.