Análise de Dados Qualitativos

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01018150
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos relativos às técnicas de recolha de dados em sociologia, adquiridos nas Unidades Curriculares de Metodologia de Pesquisa e Técnicas Qualitativas de Investigação Sociológica.    

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é lecionada em aulas práticas/laboratoriais (4 horas semanais), conciliando a apresentação dos conteúdos programáticos com a sua aplicação prática, através da utilização de aplicação informática.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta uc é familiarizar os/as alunos/as com técnicas de tratamento de dados qualitativos, agilizando as suas capacidades de concetualização e de compreensão da relação entre conceitos e dados. Pretende-se familiarizar os/as alunos/as com processos dedutivos e indutivos de classificação e tratamento de dados qualitativos bem como ensaiar procedimentos analíticos a) visando tratamentos estritamente qualitativos dos dados, e b) conducentes à quantificação de dados qualitativos.

No final desta disciplina o/a estudante deve ser capaz de:

- Elaborar categorias e sistemas de codificação;

- Organizar e classificar dados não estruturados;

- Avaliar a consistência e fidelidade dos processos de codificação;

- Elaborar e aplicar modelos de relacionação de categorias e operacionalização de hipóteses;

- Formalização proposições gerais;

- Manipular software de modo a aplicar todas as competências anteriormente descritas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: a lógica das abordagens qualitativas de pesquisa; diversidade de perspetivas e de metodologias; a natureza dos dados qualitativos e os objetivos da pesquisa;

2. Momentos da análise qualitativa de dados: organizar, apresentar e interpretar dados; elaborar conclusões analíticas;

3. O modelo da Análise de Conteúdo ou Análise Categorial: descrever para quantificar; seleção de documentos e constituição de um corpus - problemas de pertinência e de representatividade; construção de categorias e elaboração de sistemas de codificação; classificação da informação e controle de consistência;

4. Metodologias Visuais: compreender a utilidade e importância das metodologias visuais em ciências sociais;

5.O modelo da Teoria Ancorada: gerar teorias complexas enraizadas na produção de dados complexos e na sua análise qualitativa; procedimentos de codificação: aberta, axial, seletiva; procedimentos de integração e análise.

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Neves da Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bardin, Laurence (2009), Análise de Conteúdo. Coimbra: Edições 70.

Krippendorf, Klaus, 2012, Content Analyses. An Introduction to Its Methodology. Thousand Oaks, London, New Delhi, Sage Publications.

Lewins, Ann; Silver, Christina (2007), Using Software in Qualitative Research: A Step-by-Step Guide. London: Sage.

Miles, Mathew B. e Huberman, A. Mitchael (1994), Qualitative Data Analysis. Thousand Oaks, London, New Delhi, Sage Publications.

Rose, Gilian (2007), Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage.

Saldanha, John (2009), The Coding Manual for Qualitative Researchers. Londres, Thousand Oaks, Nova Deli, Singapura: Sage Publications Ltd

Strauss, Anselm e Corbin, Juliet (2009), Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed Editora/Bookman Companhia Editora. Artmed.