Técnicas Quantitativas de Investigação Sociológica
3
2024-2025
01018145
Sociologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de matemática.
Métodos de Ensino
São privilegiados os métodos ativos, sendo o expositivo reduzido ao essencial, para explicar conceitos e transmitir linhas de orientação. A unidade curricular é lecionada em aulas teórico-práticas.
As aulas teórico-práticas organizam-se com base em estudos concretos (no âmbito de projetos desenvolvidos na FEUC e no CES). A parte de estatística inferencial é apoiada por um caderno de exercícios práticos e por um conjunto de slides que incluem, para além das bases formais, exemplos práticos relacionados com as ciências sociais. Alguns dos exercícios são resolvidos em sala de aula pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais
O objetivo fundamental da uc é dotar os/as estudantes com conhecimento dos procedimentos de natureza quantitativa para produzir e analisar dados empíricos.
Objetivos específicos
Espera-se que no final desta uc, os/as estudantes sejam capazes de: selecionar e operacionalizar as técnicas adequadas a cada tipo de pesquisa quantitativa; planear e desenvolver o trabalho de campo; e conseguir desenvolver análises básicas de Estatística inferencial.
Competências
Competências a desenvolver:
Genéricas: (1) capacidade para operacionalizar uma investigação quantitativa; (2) entender o processo estatístico e saber aplicar as ferramentas estatísticas aos problemas de investigação.
Específicas: capacidade para definir questões de investigação quantitativa e produzir informação através da aplicação de inquéritos e escalas de atitudes a amostras da população; conhecer o funcionamento básico dos softwares de apoio à Estatística; saber interpretar os resultados estatísticos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Princípios e condições de utilização das técnicas quantitativas de investigação sociológica
2. Inquérito por questionário
2.1 Conceção do inquérito: adequação do instrumento aos objetivos de pesquisa
2.2 As perguntas do questionário: tipos e formulação
2.3 Estrutura e forma do questionário
3. Escalas de opinião e atitudes
3.1 Escalas como instrumentos de medida
3.2 Escalas de Thurstone, Likert e Guttman
3.3 Fiabilidade e validade das escalas
4. Desenvolvimento do Inquérito
4.1 Pré-teste
4.2 Pré-codificação
4.3 Planeamento do lançamento do questionário
5. Noções introdutórias de Estatística Inferencial
5.1 População e amostra
5.2 Apresentação das distribuições mais usadas
5.3 Definição de estimador e suas propriedades
6. Inferências baseadas numa amostra
6.1 Intervalos de confiança para a média e proporção
6.2 O tamanho da amostra
6.3 Teste de hipóteses: definição e mecânica
6.4 Testes de hipóteses para a média e proporção.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Filipe da Silva Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
COUTINHO, Clara (2014) [2011], Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra, Almedina
FERREIRA, Virgínia (1997), "O Inquérito por Questionário na construção de dados sociológicos", in A. S. Silva e J. M. Pinto (Orgs.), Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento
FOODY, William (1996), Como perguntar. Oeiras: Celta
IAROSSI, Giuseppe (2011), O poder da concepção em inquéritos por questionário. Fund. Cal. Gulb.
LISBOA, Manuel (2016), Metodologias de Investigação Sociológica. Ed. Húmus
McCLAVE, James T.; BENSON, P. George; SINCICH, Terry (2009) Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson/Prentice-Hall
MOREIRA, João Manuel (2009), Questionários: teoria e prática. Almedina
REIS, Elizabeth, Andrade, Rosa, CALAPEZ, Teresas, MELO, Paulo (2018), Estatística Aplicada - Vol. 2. 6ª Ed., Ed. Silabo
SILVA RIBEIRO, Carlos; PIMENTA Carlos; PIMENTA, Filomena;MURTEIRA, Bento; ANDRADE E SILVA, João (2015) Introdução à Estatística. 3ª ed., Escolar Editora.