Sociedade Portuguesa Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01018128
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas, proceder-se-á à apresentação e sistematização dos conteúdos da unidade curricular, bem como ao debate coletivo em torno da bibliografia do programa. Recorrer-se-á às ferramentas teóricas e concetuais da sociologia, no âmbito de diversas configurações transdisciplinares. Além dos textos de leitura obrigatória, serão utilizados outros materiais, como, por exemplo, textos da imprensa, filmes ou documentários em DVD sobre o Portugal contemporâneo, dados estatísticos, etc. É neste sentido que se incluem nas aulas observatórios de imprensa a apresentar pelos/as estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

a) conhecer as principais características da sociedade portuguesa contemporânea sobretudo no que diz respeito às últimas décadas; b) adquirir uma visão contextualizada da sociedade portuguesa, tendo em conta as suas transformações, recomposições e continuidades numa perspetiva histórica e internacional; c) familiarização com os quadros teóricos interpretativos da evolução da sociedade portuguesa e da sua configuração na atualidade.

Competências

a) identificar, explicitar e relacionar as estruturas e os processos sociais, económicos, políticos e culturais da sociedade portuguesa contemporânea; b) explicitar, explicar e relacionar as mudanças e continuidades que tiveram lugar ao longo do tempo na sociedade portuguesa e inseri-las num contexto comparativo a nível internacional, em termos gerais, e a nível europeu, em particular; c) aplicar conceitos e problemáticas de cariz teórico na abordagem de múltiplos fenómenos e dinâmicas da sociedade portuguesa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Inserção da sociedade portuguesa no contexto mundial do século XIX até à atualidade: 1.1 Da estrutura da antiga sociedade portuguesa à contemporaneidade; 1.2 Do Portugal colonial ao Portugal pós-colonial; 1.3 As redefinições do estatututo semiperiférico da sociedade portuguesa; 1.4 Os processos de modernização tardios e incompletos da sociedade portuguesa; 2. Representações da sociedade portuguesa, memória coletiva e identidade nacional; 3. Transformações, recomposições e desigualdades na sociedade portuguesa: 3.1 evolução demográfica e dinâmicas sociais; 3.2 Mudanças e continuidades nas estruturas sociais (reconfigurações socioprofissionais, mobilidade social e precarização da vida); 3.3 Relações sociais de género; 4. Vida privada e processos de modernização: 4.1 Quotidianos domésticos e familiares; 4.2 Intimidade, sexualidade e relações amorosas; 4.3  Sociabilidades, lazer e novas tecnologias.    

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

Almeida, A. N. de (coord.), 2011, História da vida privada em Portugal: Os Nossos Dias. Lisboa, Círculo de Leitores.

Cardoso, G. et al., 2015, A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra, Almedina.

Cardoso, J. L. et al. (orgs.), 2013, Portugal social de A a Z – temas em aberto. Lisboa: ICS.

Carmo, R. M. do et al. (orgs.), 2018, Desigualdades sociais. Portugal e a Europa. Lisboa, Editora Mundos Sociais.

e-cadernos CES, nº29, 2018 ("Portugal: um retrato ainda singular? 40 anos volvidos").

Fortuna, C., 1993, O Fio da Meada. Porto, Afrontamento.

Lopes, J. T. et al., 2017, As Classes Populares: A produção e a reprodução da desigualdade em Portugal. Lisboa, Bertrand.

Mattoso, J., 2008, A Identidade Nacional. Lisboa, Gradiva.

Portugal, S., 2014,, Família e redes sociais. Coimbra, Almedina.

Santos, B. de S., 2012, Portugal: Ensaio contra a autoflagelação. Coimbra, Almedina.

Viegas, J. M. L.; Costa, A. F. da (orgs.), 1998, Portugal, que Modernidade?. Oeiras, Celta.