Laboratório de Sociologia Aplicada
1
2021-2022
01018082
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
A unidade curricular não tem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
As aulas misturam uma componente de formação teórica com formação prática, incluindo a concepção de uma estrutura de portefólio a ser usada e melhorada ao longo da licenciatura.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc tem por objetivo familiarizar os estudantes com as práticas profissionais dos sociólogos e prepará-los para a elaboração de um portefólio de carreira, de modo que ao longo do seu percurso académico possam ir construindo o seu próprio portefólio, que será apresentado e defendido na unidade curricular "Sociologia Aplicada". Deste modo a uc promoverá soft skills e hards kills inerentes à elaboração de portefólios, fomentando a autonomia dos estudantes na formatação do percurso formativo e potenciando a empregabilidade.
Após a frequência desta disciplina o estudante deve ser capaz de:
- Referenciar e caracterizar os contextos de trabalho dos sociólogos;
- Reconhecer as características de um portefólio e quais os seus objetivos;
-Identificar quais os tipos de portefólios que podem ser elaborados;
- Dominar técnicas para construir um portefólio físico e um portefólio eletrónico;
- Elaborar conteúdos para portefólios;
- Desenvolver técnicas de apresentação de portefólios.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) Contextos de exercício da profissão de sociólogo em Portugal;
2) O uso de portefólios no ensino superior: conceitos e funções;
3) Como conceber e organizar um portefólio;
4) Formatos e modelos de portefólios;
5) Exercícios práticos sobre como conceber e apresentar componentes de um portefólio;
6) Criação de um portefólio físico e de um portefólio eletrónico para enquadrar a formação académica e o percurso pessoal ao longo da licenciatura.
Docente(s) responsável(eis)
Sílvia Maria Dias Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Elaboração e apresentação de um plano de conceção de um portefólio para apresentar em "Sociologia Aplicada": 100.0%
Bibliografia
Ambrósio, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Editora Vozes Limitada, 2013.
Barret, Carlie, Alex Broerman, Emmanuel Carrillo, Morgen Depenthal, Kevin Doyle, Allison Dunphy, Matt Gill, et al. «The Portfolio Handbook - A Guide to Creating your Design Portfolio». Class of 2012 Industrial Design, DAAP, University of Cincinnati, 2012. http://www.portfoliohandbook.com/PortfolioHandbook_UCID12.pdf.
Driessen, Erik. «Do Portfolios Have a Future?» Advances in Health Sciences Education 22, n. 1 (Março de 2017): 221–28. https://doi.org/10.1007/s10459-016-9679-4.
Hall, Anna Knight. «Portfolio Handbook for Education Majors». s. e., s. d. https://www.oakwood.edu/zPublic/education/Portfolio-Handbook.pdf.
Van den Broeck, Martijn. «The Unofficial Design Portfolio Handbook». s. e., s. d. http://goo.gl/cG944r.
Zubizarreta, John. The Learning Portfolio: Reflective Practice for Improving Student Learning. John Wiley & Sons, 2009.