Laboratório de Métodos II
1
2022-2023
02039614
Sociologia
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
As aulas da unidade curricular distribuem-se por diferentes módulos, autónomos entre si e com ECTS específicos, nos quais se procura articular uma apresentação sistemática, mas sintética, dos métodos e das técnicas com a sua aplicação prática, através da realização de pequenos exercícios de aplicação prática. As/os alunas/os escolhem o número de módulos por semestre que perfaçam os 7,5 ECTS da unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Laboratório de Métodos II tem como objetivo dar continuidade à unidade curricular Laboratório de Métodos I, continuando a fornecer aos/às estudantes instrumentos técnicos e metodológicos que lhes permitam desenvolver processos de investigação em Ciências Sociais. Pretende-se não só identificar as questões e elementos fundamentais a considerar na elaboração de um projeto de investigação,como também apresentar diferentes técnicas de recolha e tratamento de informação.
Os/as alunos/as devem ficar aptos/as a desenhar a metodologia de um projeto individual de pesquisa e a escolher os métodos e técnicas mais adequados para responder aos objetivos propostos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Teoria do conhecimento e lógica da investigação;
2.Formulação dos problemas de investigação;
3.Pesquisa e tratamento de fontes de informação com recurso ao Zotero/Mendeley;
4.Revisão da literatura e estado da arte;
5.Desenho da investigação;
6.Epistemologia da análise qualitativa;
7.Questões de ética e deontologia na investigação;
8.Metodologias colaborativas;
9. Bases de Dados Estatísticas;
10. Entrevistas;
11. Histórias de Vida;
12. Método Biográfico;
13. Retratos Sociológicos;
14. Amostragem;
15. Inquérito por questionário;
16. Inquéritos online com recurso ao LimeSurvey/Survey Monkey;
17.Observação;
18. Análise Documental;
19. Etnografia de arquivo;
20. Netnografia;
21. Escalas de Atitudes;
22. Focus Groups;
23. Fotoelicitação;
24. Transcrição de entrevistas;
25. Análise de Conteúdo;
26. Análise qualitativa de dados – o modelo da Grounded Theory
27. Análise Crítica do Discurso;
28. Análise de Redes;
29. Introdução à análise qualitativa de dados com recurso ao MaxQda.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paula Abreu Pereira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 100.0%
Bibliografia
JESSOR, R. et. al. (1996), Essays on Ethnography and Human Development. Chicago: University of Chicago Press.
BRYMAN, A. (2017), Social research Methods. Oxford: Oxford University Press.
FIELDING, N. G. , Lee, R. M. & Blank, G. (2017), The SAGE Handbook of Online Research Methods. Londres: Sage.
FLICK, Uwe (2018), The SAGE Handbook of Qualitative Data Collection. Londres: Sage.
HAIR, J., ANDERSON, R., TATHAM, R. & BLACK, W. (2006) Multivariate Data Analysis with Readings. New Jersey: Prentice Hall.
HART, C. (2009), Doing a Literature Review. Londres: Sage.
HILL, M.; HILL, A. (2002), Investigação por questionário. Lisboa: Ed. Sílabo.
KRIPPENDORF, K. (2013), Content Analyses. Londres: Sage.
LEWINS, A.; SILVER, C. (2007), Using Software in Qualitative Research: Londres: Sage.
MARÔCO, J. (2018), Análise estatística com SPSS Statistics. Pero Pinheiro: ReportNumber.
MORGAN, D. L. (1997), The Focus Group Guidebook, Thousand Oaks: Sage.
Ó DOCHARTAIGH, N. (2012), Internet Research Skills. Lond