Laboratório de Métodos II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02039614
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

As aulas da unidade curricular distribuem-se por diferentes módulos, autónomos entre si e com ECTS específicos, nos quais se procura articular uma apresentação sistemática, mas sintética, dos métodos e das técnicas com a sua aplicação prática, através da realização de pequenos exercícios de aplicação prática. As/os alunas/os escolhem o número de módulos por semestre que perfaçam os 7,5 ECTS da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Laboratório de Métodos II tem como objetivo dar continuidade à unidade curricular Laboratório de Métodos I, continuando a fornecer aos/às estudantes instrumentos técnicos e metodológicos que lhes permitam desenvolver processos de investigação em Ciências Sociais. Pretende-se não só identificar as questões e elementos fundamentais a considerar na elaboração de um projeto de investigação,como também apresentar diferentes técnicas de recolha e tratamento de informação.

Os/as alunos/as devem ficar aptos/as a desenhar a metodologia de um projeto individual de pesquisa e a escolher os métodos e técnicas mais adequados para responder aos objetivos propostos.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Teoria do conhecimento e lógica da investigação;

2.Formulação dos problemas de investigação;

3.Pesquisa e tratamento de fontes de informação com recurso ao Zotero/Mendeley;

4.Revisão da literatura e estado da arte;

5.Desenho da investigação;

6.Epistemologia da análise qualitativa;

7.Questões de ética e deontologia na investigação;

8.Metodologias colaborativas;

9. Bases de Dados Estatísticas;

10. Entrevistas;

11. Histórias de Vida;

12. Método Biográfico;

13. Retratos Sociológicos;

14. Amostragem;

15. Inquérito por questionário;

16. Inquéritos online com recurso ao LimeSurvey/Survey Monkey;

17.Observação;

18. Análise Documental;

19. Etnografia de arquivo;

20. Netnografia;

21. Escalas de Atitudes;

22. Focus Groups;

23. Fotoelicitação;

24. Transcrição de entrevistas;

25. Análise de Conteúdo;

26. Análise qualitativa de dados – o modelo da Grounded Theory

27. Análise Crítica do Discurso;

28. Análise de Redes;

29. Introdução à análise qualitativa de dados com recurso ao MaxQda.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Abreu Pereira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 100.0%

Bibliografia

JESSOR, R. et. al. (1996), Essays on Ethnography and Human Development. Chicago: University of Chicago Press.

BRYMAN, A. (2017), Social research Methods. Oxford: Oxford University Press.

FIELDING, N. G. , Lee, R. M.  & Blank, G. (2017), The SAGE Handbook of Online Research Methods. Londres: Sage.

FLICK, Uwe (2018), The SAGE Handbook of Qualitative Data Collection. Londres: Sage.

HAIR, J., ANDERSON, R., TATHAM, R. & BLACK, W. (2006) Multivariate Data Analysis with Readings. New Jersey: Prentice Hall.

HART, C. (2009), Doing a Literature Review. Londres: Sage.

HILL, M.; HILL, A. (2002), Investigação por questionário. Lisboa: Ed. Sílabo.

KRIPPENDORF, K. (2013), Content Analyses. Londres: Sage.

LEWINS, A.; SILVER, C. (2007), Using Software in Qualitative Research: Londres: Sage.

MARÔCO, J. (2018), Análise estatística com SPSS Statistics. Pero Pinheiro: ReportNumber.

MORGAN, D. L. (1997), The Focus Group Guidebook, Thousand Oaks: Sage.

Ó DOCHARTAIGH, N. (2012), Internet Research Skills. Lond