Tecnologias de Fundição e Ligação

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018035
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Estrutura e Propriedades dos Materiais, Tecnologia Mecânica I, Ciência dos Materiais, Transmissão de Calor.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico e teórico-prático. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e as tecnologias associadas aos conceitos. Nas aulas práticas são detalhados mais alguns aspectos das tecnologias com recurso a audiovisuais e realizados exercícios de aplicação em sala ou laboratório. Os alunos têm uma participação activa em todo o processo formativo, sendo solicitados para apresentar as soluções encontradas para os problemas e trabalhos distribuídos. As aulas práticas são ainda complementadas com visitas a empresas.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo é transmitir o conhecimento considerado base na área da produção de peças e estruturas pelas tecnologias convencionais de fundição e soldadura. No final os estudantes terão adquirido competências nas principais tecnologias e aspectos da concepção e produção de peças em moldações permanentes e não permanentes. Terão também adqurido conhecimentos nas principais tecnologias convencionais de soldadura por fusão e no estado sólido, os critérios de selecção e aplicação dessas tecnologias e princípios das principais técnicas de controlo não destrutivo. Pretende-se o desenvolvimento de competências instrumentais (comunicação oral e escrita e capacidade para resolver problemas), pessoais (raciocínio crítico) e sistémicas (aplicar na prática os conhecimentos teóricos e desenvolvimento de autocrítica e auto-avaliação), essenciais para a resolução de problemas de engenharia nesta área.

Estágio(s)

Não

Programa

Princípios das tecnologias de fundição. Tecnologias de fundição. Selecção de tecnologias de fundição. Princípios da concepção de moldes e moldações. Defeitos de fundição. Fundamentos da soldadura por fusão e no estado sólido. Física do arco eléctrico. Tecnologias convencionais de soldadura e corte térmico de materiais. Soldadura no estado sólido. Aspectos económicos. Selecção de processos de soldadura. Controlo de qualidade de peças vazadas ou estruturas soldadas. 

Docente(s) responsável(eis)

Dulce Maria Esteves Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

D.M Rodrigues; Fundamentos de Tecnologias de Fundição, Universidade de Coimbra, 2007.

A. Loureiro, Notas de Tecnologia dos Processos de Ligação, Universidade de Coimbra, 2010.

J.F.O. Santos e L. Quintino, Processos de Soldadura, Vol. I e II, Edições ISQ, 1993

R. W. Messler, Joining of Materials and Structures, Elsevier 2004

Francisco José Gomes da Silva, Tecnologia da Soldadura, PUBLINDÚSTRIA, 2016.