Sistemas e Equipamentos de Energia

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018029
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Desenho Técnico; Mecânica dos Fluidos; Termodinâmica; Complementos de Termodinâmica e Fluidos; Transmissão de Calor.

Métodos de Ensino

As aulas são constituídas por: apresentação dos equipamentos e acessórios de instalações térmicas; revisão de conceitos teóricos, apresentação de procedimentos, normas e ferramentas de cálculo para dimensionamento; apresentação da simbologia e programas de desenho de instalações térmicas; aulas de acompanhamento tutorial à elaboração dos trabalhos práticos, e; sessões de apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos. Em complemento, são convidados especialistas para debater alguns assuntos e transmitir as suas experiências, e realizadas algumas visitas de estudo a instalações.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objetivo introduzir aos alunos os sistemas de produção e distribuição de energia térmica (calor e frio) e de tratamento e distribuição de ar para espaços interiores com necessidades de controlo das condições ambientais. É objetivo principal dotar os estudantes de capacidade de análise de instalações térmicas e de distribuição de ar, adquirindo conhecimentos para identificar, caracterizar e avaliar os diversos componentes de funcionamento, controlo e segurança das instalações. Pretende-se que desenvolvam capacidades de cálculo (integrando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas precedentes da especialidade) para o dimensionamento e seleção de equipamento para instalações de pequena dimensão. Pretende-se também que os alunos desenvolvam competências instrumentais, relacionadas com a utilização de ferramentas numéricas e gráficas, raciocínio crítico, trabalho colaborativo e comunicação oral.

Estágio(s)

Não

Programa

Equipamentos de produção de energia térmica (caldeiras, bombas de calor, chillers, coletores solares,…); configurações e componentes de uma rede de distribuição de energia térmica (tubagem, circuladores, vasos de expansão, tratamento do fluido térmico, válvulas de regulação e controlo, dissipadores de calor/elementos finais, …); configurações e componentes de uma rede de tratamento e distribuição de ar (condutas, ventiladores, unidades de tratamento de ar, registos, grelhas e difusores, …); normas e critérios de dimensionamento; simbologia e desenho técnico de instalações térmicas e de climatização.

Docente(s) responsável(eis)

Eugénio Miguel de Sousa Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 30.0%
Mini Testes: 70.0%

Bibliografia

ASHRAE Handbook – HVAC Systems and Equipment, 2016;

ASHRAE Handbook—Fundamentals, 2017;

ASHRAE Handbook—HVAC Applications, 2019;

BASU, Prabir, Boilers and Burners: design and theory, New Jork : Springer, 2000;

Kreider, J. F. Handbook of Heating, ventilation and air conditioning, CRC Press, 2001;

McQuiston, F.C., Parker, J. and Spitler, J. D. Heating, Ventilating and Air Conditioning: Analysis and Design, John Wiley and Sons, 2005;

Normas e regulamentação diversa (ISO, ASHRAE; DIN; NP);

Roriz, L. Climatização - Concepção, Instalação e Condução de Sistemas, Alfragide: Edições Orion, 2006;

Siegenthaler, John. Heating with renewable energy – practical, hydronic-based combisystems for residential and light commercial buildings, Mohawk Valley Community College, Utica, New York, 2015.

Yan, Jinyue. Handbook of Clean Energy Systems, 6 Volume Set, Wiley, 2015.