Modelação de Sistemas Mecânicos

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01018018
Área Científica
Ciências de Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Desenho Técnico, Resistência de Materiais, Mecânica Aplicada, Ciência e Engenharia dos Materiais,  Introdução ao Projecto Mecânico.

Métodos de Ensino

As aulas decorrem em regime teórico-prático. No início de cada aula expõem-se os conceitos fundamentais sob a forma de conferências com recurso a transparências e multimédia. Cada aluno deverá executar um conjunto de trabalhos usando o software disponível de modelação e de análise estrutural (CAD/CAE). 

Resultados de Aprendizagem

Trata-se de uma disciplina integradora de conhecimentos. Os objetivos são a modelação de órgãos de máquinas e de estruturas, a análise de resistência estática e á fadiga e a representação gráfica dos sistemas mecânicos, recorrendo a software comercial de utilização corrente em âmbito industrial. No final, os alunos deverão ter as seguintes competências:

- Domínio de ferramentas CAD/CAE para modelação e análise de componentes mecânicos e estruturais;

- Conhecimentos sobre representação gráfica avançada de elementos mecânicos e estruturais;

- Projetar um sistema mecânico de reduzida complexidade;

- Comunicar um projeto sob a forma de um relatório escrito e apresentação oral.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral 2 - Especificação geométrica de produtos: complementos de tolerâncias dimensionais, toleranciamento geométrico, especificação e interpretação de tolerâncias geométricas, cotagem de juntas soldadas 3 - Ajustamentos: ajustamentos recomendados, seleção de ajustamentos, relações acabamento superficial, tolerâncias e processos de fabrico 4 - Desenhos de conceção: desenhos de conjunto em representação ortográfica e listas de peças 5 - Desenhos de definição: cotagem funcional, estudo de cadeias de cotas 6 – Modelação avançada de componentes mecânicos e estruturais: orgãos de máquinas, estruturas planas e espaciais, componentes de chapa 7 - Interface modelação/análise: dimensionamento estático e à fadiga por elementos finitos, refinamento local de malha, estudo de convergência, otimização, interpretação de resultados 8 -Seleção de materiais para componentes mecânicos e estruturais: normas de materiais e de produtos.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo da Silva Gil Nobre

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Desenho Técnico Moderno – 11ª Edição. Arlindo Silva/Carlos Ribeiro/João Dias/Luis Sousa (Lidel – Edições Técnicas), 2004.

- Manuais de software CAD/CAE.

- Desenho Técnico. Luís Veiga da Cunha, Edição Gulbenkian, 2004.

- Desenho Técnico Básico 3. Simões Morais, Porto Editora, 2006.