Ética, Comunicação e Liderança
1
2022-2023
01017995
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhum.
Métodos de Ensino
Exposição e métodos activos (trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; sessões de brainstorming; trabalhos de grupo).
Resultados de Aprendizagem
O estudante deverá aprender como adquirir as competências necessárias para ser um engenheiro de sucesso. Em particular, serão discutidas competências não técnicas (também conhecidas como soft skills). É expectável que os estudantes desenvolvam aspetos do "saber ser" (componente interpessoal/humana) que complementem o "saber fazer" proporcionado pela sua formação académica de base. O curso ajudará, assim, os estudantes a: melhorar a comunicação verbal, não verbal e a escuta ativa; preparar, organizar, escrever (e apresentar) uma comunicação com recurso a ferramentas adequadas; reconhecer e aplicar os princípios de liderança; melhorar as aptidões de trabalho em equipa; desenvolver a auto-motivação e promover a motivação em outros; gerir o tempo; manifestar ética e deontologia nas ações desenvolvidas.
Estágio(s)
NãoPrograma
- A importância das competências transversais (soft skills) para o mercado de trabalho atual - o caso especifico das engenharias
- Soft skills:
- comunicação;
- liderança e gestão de equipas;
- motivação;
- gestão de tempo;
- ética e deontologia.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Luísa Sousa Pinto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos realizados ao longo do semestre (maioritariamente intra-aula): 20.0%
Mini Testes: 30.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
- Chenicheri S. N., Arun P. & Patricie M. (2009). Re-engineering graduate skills – a case study, European Journal of Engineering Education, 34:2, 131-139, DOI: 10.1080/03043790902829281
- Fachada, M. O. (2014). A pratica da liderança - a liderança na prática. Edições Sílabo.
- Fachada, M. O. (2018). Psicologia das relações interpessoais. Edições Sílabo.
- Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do trabalho e das organizações. Lisboa: Pactor.
- Kondalkar, V.G. (2007). Organizational behavior. New Age International Publishers
- Miguel Pinha et al. (2007). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora.
- Pulko, H. S. & Parikh, S. (2003). Teaching ‘Soft’ Skills to Engineers . The international Journal of Electrical Engeneering & Education, 40 (4), 243-254
- Robbins, S. & Jugde, T. (2012). Organizational behavior. Pearson.