Ética, Comunicação e Liderança

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01017995
Área Científica
Competências transversais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

Exposição e métodos activos (trabalhos sobre textos; debates; análise de casos; exercícios práticos; sessões de brainstorming; trabalhos de grupo). 

Resultados de Aprendizagem

O estudante deverá aprender como adquirir as competências necessárias para ser um engenheiro de sucesso. Em particular, serão discutidas competências não técnicas (também conhecidas como soft skills). É expectável que os estudantes desenvolvam aspetos do "saber ser" (componente interpessoal/humana) que complementem o "saber fazer" proporcionado pela sua formação académica de base. O curso ajudará, assim, os estudantes a: melhorar a comunicação verbal, não verbal e a escuta ativa; preparar, organizar, escrever (e apresentar) uma comunicação com recurso a ferramentas adequadas; reconhecer e aplicar os princípios de liderança; melhorar as aptidões de trabalho em equipa; desenvolver a auto-motivação e promover a motivação em outros; gerir o tempo; manifestar ética e deontologia nas ações desenvolvidas.

Estágio(s)

Não

Programa

- A importância das competências transversais (soft skills) para o mercado de trabalho atual - o caso especifico das engenharias

- Soft skills:

            - comunicação;

            - liderança e gestão de equipas;

            - motivação;

            - gestão de tempo;

            - ética e deontologia.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Luísa Sousa Pinto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos realizados ao longo do semestre (maioritariamente intra-aula): 20.0%
Mini Testes: 30.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

- Chenicheri S. N., Arun P. & Patricie M. (2009). Re-engineering graduate skills – a case study, European Journal of Engineering Education, 34:2, 131-139, DOI: 10.1080/03043790902829281

- Fachada, M. O. (2014). A pratica da liderança - a liderança na prática. Edições Sílabo.

- Fachada, M. O. (2018). Psicologia das relações interpessoais. Edições Sílabo.

- Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do trabalho e das organizações. Lisboa: Pactor.

- Kondalkar, V.G. (2007). Organizational behavior. New Age International Publishers

- Miguel Pinha et al. (2007). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: RH Editora.

- Pulko, H. S. & Parikh, S. (2003). Teaching ‘Soft’ Skills to Engineers . The international Journal of Electrical Engeneering & Education, 40 (4), 243-254

- Robbins, S. & Jugde, T. (2012). Organizational behavior. Pearson.