Contabilidade e análise de custos

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01017989
Área Científica
Competências Transversais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Cálculo matemático.

Métodos de Ensino

De forma a facilitar o desenvolvimento das competências, a UC usa diferentes abordagens pedagógicas. Aulas para a exposição de conteúdos e para apresentação de exemplos práticos de consolidação de conhecimentos. Aulas para a resolução das fichas de exercícios e para esclarecimento de dúvidas dos alunos na resolução de exercícios complementares e problemas mais complexos que devem realizar após as aulas. Resolução de exercícios mais complexos em grupo de trabalho, que permitem tratar de problemas de maior dimensão e mais próximos da realidade. Discussão de trabalhos de grupo em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem como objetivo principal a familiarização dos alunos com a contabilidade e análise de custos. Pretende-se que os alunos compreendam os conceitos fundamentais da contabilidade geral e custos, o processo de construção dos mapas financeiros mais importantes, o modo como se interliga a contabilidade geral e a contabilidade de custos ou analítica; aprendam nomeadamente a lógica subjacente aos sistemas de custeio, as atividades de orçamentação e controlo de custos, de forma a compreender a realidade económica e financeira das empresas onde irão trabalhar e para dialogar com os seus gestores, economistas e contabilistas.

Também, não pode ser esquecido o elevado número de engenheiros que, mais cedo ou mais tarde, acaba por desempenhar o cargo de gestor. Assim, nesta disciplina serão abordados essencialmente aspetos económicos e financeiros, mas sob a perspetiva do engenheiro. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Contabilidade Geral: Conceitos básicos e o Sistema de Normalização Contabilística - Balanço e Demonstração de Resultados

2. Contabilidade Geral vs. Contabilidade Analítica: objetivos e utilidade

3. Custos e proveitos: principais conceitos e classificação

4. Componentes e apuramento do custo industrial, custo complexivo

5. Relações custos/volume/resultados

6. Sistemas de custeio.     

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Mendes Raimundo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

1. Almeida, R., Dias, A.I., Albuquerque, F., Carvalho, F. & Pinheiro, P. (2010). SNC Explicado, 2º ed., Editora ATF.

2. Almeida, R., Almeida, M.C., Dias, A.I., Albuquerque, F., Carvalho, F. & Pinheiro, P. (2013). SNC Casos Práticos e Exercícios Resolvidos, 3º ed., Editora ATF.

3. Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão, 9ª ed., Áreas Editora.

4. Ferreira, R. (2007). Contabilidade para Não Contabilistas, Coimbra: Edições Almedina.

5. Nabais, F. & Nabais, C. (2016). Prática de Contabilidade Analítica e de Gestão, Lidel.

6. Sousa, A. (1999). Introdução à gestão - uma abordagem sistémica, Editorial Verbo.

7. Thuesen, G. & Fabrycky, W. (2001).Engineering economy, 9th Edition, Prentice Hall Internationals, Series in industrial and systems engineering, New Jersey.